Shows fazem parte da programação do Dia da Consciência Negra em Santo André

ARTICLE TOP AD

No Paço Municipal, Banda Lira abre atrações musicais que serão encerradas pela cantora Eliana de Lima e dona Ivone Lara

Durante todo novembro, a Prefeitura de Santo André realizará dezenas de atividades para comemorar o Mês da Consciência Negra. Com o título A Década dos Povos Afro-Brasileiros, Nós Temos um Sonho: Brasil sem Racismo, a iniciativa reúne série de atividades culturais e musicais, além de ato inter-religioso. Nesta quarta-feira (20), data oficial da celebração, haverá programação a partir das 10h, no Paço Municipal. As cantoras Eliana de Lima e Dona Ivone Lara fecharão a festa.

“Os fatos históricos registram e comprovam a árdua trajetória de luta do negro que, infelizmente, ainda não acabou. A programação, encabeçada pelo Departamento de Humanidades da Administração andreense, também aproveita para destacar o papel das políticas públicas que podem ajudar, principalmente, na conquista do respeito e igualdade de oportunidades”, define o assessor de Políticas Públicas para a Igualdade Racial, Gilberto Carlos Emiliano. 
A programação incluirá apresentações da Banda Lira (10h), Camerata dos Afrodescendentes (10h40), ato inter-religioso (11h), Candonblack (12h), Oitava Nota (13h), Negra Dja (14h), Ba kimbuta (15h30), Léia Ferrier e Banda (17h), ato solene com homenagem e entrega de diplomas aos maestros negros (17h30), Eliana de Lima (18h30) e Dona Ivone Lara (20h).

Exposição de fotos – Nesta segunda-feira (18), quem passou pelo térreo 1 do prédio do Executivo prestigiou painéis de fotos – que ficarão expostas durante 15 dias. São 30 fotografias de negros trabalhadores do ABC e que exercem funções distintas. O objetivo é mostrar que, cada vez mais, o negro está inserido na sociedade.
Vários secretários prestigiaram o ato singelo. O prefeito Carlos Grana lembrou que o Dia da Consciência Negra tornou-se feriado por lei municipal sancionada na gestão João Avamileno – atual secretário de Governo. “Muitas pessoas implicam com a data (20 de novembro), mas nós defendemos que este é o dia correto porque marca o aniversário de Zumbi, símbolo da resistência negra nos tempos da escravidão”, destacou.
A exposição é uma realização conjunta das Secretarias de Governo, Administração e Modernização e Comunicação.

SERVIÇO
‘A Década dos Povos Afro-Brasileiros, Nós Temos um Sonho: Brasil sem Racismo’
Data: nesta quarta-feira (20)
Horário: a partir das 10h
Local: Paço Municipal– Praça IV Centenário, s/nº – Centro

ARTICLE BOTTOM AD