Metade das brasileiras já sofreu violência doméstica, diz relatório

Blonde woman standing over pink background covering eyes with hands and doing stop gesture with sad and fear expression. embarrassed and negative concept.
ARTICLE TOP AD

Ao todo, 30% reconheceram a violência vivida e a nomearam como tal.

Os dados do Mapa Nacional da Violência de Gênero divulgados nesta quinta-feira (14) mostram que metade das mulheres afirma que já sofreu violência doméstica e familiar no Brasil.

O número faz parte da primeira atualização do Mapa Nacional da Violência de Gênero, projeto de parceria entre o Observatório da Mulher Contra a Violência (OMV) e o DataSenado, ambos do Senado Federal, o Instituto Avon e a Gênero e Número.

A informação foi divulgada durante evento da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, durante a 68ª Sessão da Comissão da Situação da Mulher das Nações Unidas, em Nova York.

A pesquisa entrevistou por telefone mais de 21 mil brasileiras entre os dias 21 de agosto e 25 de setembro de 2023.

Outras 18% ainda não se identificam espontaneamente como vítimas, no entanto, quando foram apresentadas a situações específicas de violência doméstica, admitiram ter passado por elas.

Esta é a primeira vez, desde 2005, que a Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher apresenta recortes estaduais.

Além disso, a região Sudeste também chama atenção com Rio de Janeiro e Minas Gerais, ambos com 53%.

O levantamento ainda mostra que aproximadamente 7 em cada 10 brasileiras conhecem alguém que sofreu violência doméstica.

Fonte: TV Cultura
Foto: Freepik

ARTICLE BOTTOM AD