Semáforos da Marechal são adaptados para daltônicos

Estimativa é que 8% da população têm dificuldades para diferenciar as cores


Dez cruzamentos da rua Marechal Deodoro, na região central de São Bernardo, tiveram os semáforos adaptados para motoristas com daltonismo. Os semáforos receberam faixas refletivas ao lado da luz amarela. Os daltônicos têm dificuldades de diferenciar as cores, no caso de semáforos, principalmente o verde e vermelho. Estima-se que 8% da população tenha o problema.

A solicitação da adaptação foi feita na Rede Fácil pelo advogado e contabilista Francisco Pinotti, 78 anos, morador do Bairro Nova Petrópolis. De acordo com ele, que passa todos os dias pela Marechal Deodoro, a medida ajuda a evitar acidentes.

“Com a faixa refletiva consigo enxergar melhor. O recurso ajuda a evitar acidentes, pois como enxergo os sinais todos amarelos, consigo identificar com a faixa branca quando está vermelho ou verde”, disse. Francisco.

A  Prefeitura pretende estender a ação, que é experimental, aos principais corredores da cidade, em locais de grande circulação de veículos e pedestres.

De acordo com a diretora do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), Fernanda Espel, “a iniciativa permite que o motorista com daltonismo tenha mais segurança, diminuindo a possibilidade de risco de acidentes, caso interprete de forma incorreta quando deve seguir ou parar.”

Rede Fácil – Na Rede Fácil o morador pode encontrar cerca de mil serviços da Prefeitura, como parcelamento de dívidas e transferência dos pontos da carteira de motorista. O morador também pode solicitar melhorias para cidade ou fazer reclamações. É necessário levar RG ou CPF. As demandas são analisadas e encaminhadas para o setor responsável dentro da Administração.

A Rede Fácil está localizada em duas unidades, no Paço Municipal (praça Samuel Sabatini, 50, Centro) e no Bairro Assunção (avenida Robert Kennedy, 3.438). Mais informações pelo telefone 0800-7708156.