Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas destaca ações de São Bernardo

O Secretário Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, Vitore Maximiano, visitou na manhã desta segunda-feira (7) dois equipamentos de saúde mental de São Bernardo do Campo. Acompanhado de Leon Garcia, diretor de Articulação e Coordenação de Políticas sobre Drogas da Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas), ele conheceu o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e Drogas e também a República Terapêutica de Adultos.

Durante a visita, Maximiano destacou as ações que São Bernardo tem implantado na área da saúde mental. “Temos feito visitas pelo país todo, conhecendo a rede de atendimento aos dependentes químicos e São Bernardo tem forte investimento na área de Saúde. É uma rede que acolhe com muita dignidade as pessoas, por isso viemos conhecer de perto esses equipamentos”, disse.

O secretário ainda destacou o programa do Governo Federal “Crack, é possível vencer”. A proposta é, por meio de parcerias com estados, municípios e a sociedade civil, trabalhar em três eixos: prevenção, cuidado e autoridade. No total, estão previstos R$ 4 bilhões em recursos federais até 2014, que serão investidos em ações de orientação da população, capacitação de profissionais, aumento da oferta de tratamento e atenção aos usuários, além do enfrentamento ao tráfico de drogas. 

Referência – No dia 26 de setembro, um grupo de 13 professores e estudantes da Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales (UDCA) de Bogotá, na Colômbia, visitou São Bernardo e conheceu equipamentos da rede de saúde mental da cidade.

A delegação colombiana ficou bastante impressionada com o processo de humanização dos serviços de atendimento psiquiátrico adotados. Além de conhecerem o funcionamento das atividades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do Centro e do Caps Álcool e Drogas de Adultos, os estudantes e professores das áreas de Medicina e Enfermagem visitaram a República Terapêutica de Adultos, no Jardim do Mar.