São Caetano distribui Cartão Alimento para 5 mil pessoas

Aproximadamente cinco mil munícipes de São Caetano do Sul e suas famílias passarão as festas de fim de ano em situação mais confortável e com um incremento em sua renda. A Prefeitura de São Caetano do Sul por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social iniciou nesta segunda-feira (09/12), na sede da pasta, a redistribuição do Cartão Alimento, benefício que concede R$ 75 a moradores como complemento financeiro para ser utilizado em supermercados credenciados. A atividade será realizada até sexta-feira (13/12), das 9 às 17 horas, e atenderá cerca de mil beneficiários por dia.

Presente no local e fazendo a entrega simbólica do cartão para um beneficiado, o prefeito Paulo Pinheiro explicou que a Prefeitura desempenhou grande esforço para poder atender os beneficiários do cartão ainda em dezembro, uma vez que por questões licitatórias a previsão de entrega seria em janeiro do ano que vem.

“Como o contrato com a antiga empresa encerrou-se, fizemos nova licitação e em tempo hábil e recorde conseguimos concluir todo o processo, sendo assim trazemos o auxílio para essas pessoas que precisam tanto”, disse.

O secretário municipal de Assistência e Inclusão Social, Mário Chekin, ressalta que, além da mudança de empresa, o cartão trouxe melhorias como o aumento de estabelecimentos comerciais credenciados em que as pessoas possam utilizar o benefício. “São 45 locais distribuídos por todos os bairros de São Caetano, como açougues, mercados, quitandas e sacolões”, afirmou.

Para realizar a redistribuição, a Secretaria de Assistência e Inclusão Social efetuou um complexo trabalho de logística. Os quase 5000 moradores que têm direito ao benefício receberam em suas residências uma carta chamando, pela letra inicial do nome, para retirar o novo cartão na sede do órgão, no bairro Santa Paula, durante esta semana.“Disponibilizamos 64 funcionários para atender à população. Ao chegar aqui na Secretaria para pegar o cartão, a pessoa é encaminhada para um dos 36 postos de atendimentos que estão divididos por letras, para retirar o seu exemplar”, explicou o secretário lembrando que o auxílio poderá ser utilizado a partir do próximo domingo (15/12).

Além disso, segundo Chekin, o cartão conta com dispositivo de segurança que garante a cada beneficiário a privacidade. “Os moradores recebem o cartão em um envelope lacrado, com instruções de utilização e uma senha pessoal para o uso. Sem risco de fraude”, assegurou.

Aprovado – A população que compareceu nesta segunda-feira na sede da Secretaria aprovou a chegada do benefício, que será um reforço para as ceias de Natal e Ano Novo. “Este cartão chegou em boa hora. Ajudará e muito e servirá para complemento na Cesta Básica e também na despesa de casa”, comemorou Alcídia Botelho Regini, moradora do Bairro Oswaldo CruzCom problemas de saúde que a impedem temporariamente de arrumar emprego fixo, Zeunice Souza Reis, do Bairro Fundação, elogiou a atitude da Prefeitura na distribuição dos novos cartões. “Já conto com ele no orçamento de casa e ele se torna mais importante ainda agora, no fim de ano”, disse.

Recadastramento – Em paralelo à distribuição do Cartão Alimento, a Secretaria de Assistência e Inclusão Social continua promovendo ações visando reestruturar os programas sociais da Prefeitura e sua distribuição de maneira justa por meio do recadastramento presencial inédito na cidade e também pelo Disque Justiça Social. “Estamos com 40% do recadastramento efetuado e com mais de 300 telefonemas. De certa forma, já estamos colocando em prática alguns resultados”, finalizou Chekin.