Prefeitura transforma área degrada no Jardim dos Químicos em espaço de lazer e recreação

*Da redação

Os moradores do Jardim dos Químicos, na região do Montanhão, ganharam, no domingo (9), mais um espaço de lazer e recreação: o Quintal do Cidade de Paz. O local, que antes estava degradado e muitas vezes era usado como depósito de lixo, passou por um processo de requalificação e se transformou em um equipamento de convivência para toda a comunidade.

 A iniciativa é resultado de convênio firmado entre a Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura de São Bernardo e o Ministério da Justiça. O objetivo da criação do Quintal, parte do Programa Cidade de Paz, da União, foi prevenir a violência urbana por meio da apropriação do espaço público pelos moradores.

Para isso, a comunidade e a Prefeitura atuaram, juntas, na revitalização do local. A administração municipal realizou a limpeza, nivelou o terreno e construiu guias e sarjetas. Também foram plantadas mudas de árvores e grama. A pintura e a criação de uma horta comunitária foram ações dos moradores.

 “O Quintal é um processo permanente de convivência solidária e cuidados compartilhados. O resultado alcançado até aqui, fruto de muito esforço, desejo e diálogo, só foi possível com o envolvimento de todos”, ressaltou o secretário de Segurança Urbana.

Durante a cerimônia de entrega do equipamento de lazer foram realizadas várias atividades culturais, como as apresentações do Grupo Mulheres Rendeiras, Grupo de Percussão Eureca, Hip Hop, Malabares, Contação de Histórias. O público também pôde curtir o Teatro de Bonecos da Guarda Civil Municipal e conhecer todo o processo de transformação do local por meio de um imenso Varal de Fotos.