Paranapiacaba sediará 8º encontro de ferreomodelismo no domingo

Evento será realizado neste fim de semana, no Clube União Lyra-Serrano, e contará com exposição de modelos e maquetes, entre outras atividades

Neste fim de semana, o Clube União Lyra Serrano volta a receber o Encontro de Ferreomodelismo de Paranapiacaba, que neste ano chega à 8ª edição. Neste sábado (23) e domingo (24), das 9h às 17h, os entusiastas da ferrovia poderão conferir maquetes e modelos em miniatura, além da exibição de filmes relativos ao tema. O endereço do clube Av. Antonio Olyntho, s/n, na Parte Baixa da Vila. Todas as atividades são gratuitas.

Segundo o idealizador, Renato Gigliotti, o encontro é pioneiro em todo o Grande ABC, com sua primeira edição em 2006. “Até hoje, reunimos ferreomodelistas e admiradores de trens do Brasil que participam expondo miniaturas de trens e cenários em escala, oferecendo ao público a possibilidade de conhecer melhor o hobby e apreciar todo o trabalho junto com as maquetes operacionais expostas”, garantiu.

Neste sábado será realizada a mostra de modelos em escala 1:87 de vagões e locomotivas das ferrovias brasileiras. Em destaque, os modelos da estação primitiva de Santo André (ex-São Bernardo), na primeira fase da ferrovia inglesa, e a maquete modular do Férreo Clube do ABC, que atualmente conta com 26 módulos interligados e é considerada a maior maquete modular do País. 

O público poderá conferir ainda a exibição de filmes e documentários sobre a São Paulo Railway, a primeira ferrovia do Estado de São Paulo, que a partir de 1867 ligou o Porto de Santos a Jundiaí, cortando a Vila de Paranapiacaba e o Grande ABC, além de outros temas relacionados à ferrovia. Está previsto também o sorteio de diversos brindes.

O Encontro de Ferreomodelismo de Paranapiacaba é organizado pelo Férreo Clube do ABC, com o apoio da Prefeitura de Santo André. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelo telefone (11) 4439-1316 ou no blog: https://ferreoclubeabc.blogspot.com.br/.