Paço Municipal de São Bernardo adere ao Outubro Rosa com iluminação especial

São Bernardo do Campo aderiu ao Outubro Rosa e, entre as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde voltadas ao diagnóstico precoce do câncer de mama, o Paço Municipal passou a contar, a partir do último fim de semana, com uma iluminação especial para lembrar a campanha, com nuances cor-de-rosa.

Durante o mês, diversas atividades estão sendo desenvolvidas no município para alertar a população sobre a necessidade de fazer os exames de prevenção da doença. No dia 5 (sábado), todas as UBSs ficaram abertas especialmente para a realização de exames, com encaminhamento para mamografia e coleta do papanicolau, para detecção do câncer do colo do útero.

No próximo sábado (19), às 10h, a Prefeitura promoverá uma caminhada, que terá início na Praça da Matriz, no Centro, e vai passar pela Rua Marechal Deodoro no sentido Paço Municipal.

Origem – O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). Desde então, a campanha é promovida anualmente em diversos países.

O câncer de mama atinge um grande número de brasileiras por ano e é a quinta maior causa de mortalidade do mundo.