Organizando seu guarda-roupas em 5 passos simples

Veja como reordenar o armário para mantê-lo arrumado por mais tempo

Ter umguarda-roupa bem arrumado além de ser visualmente bonito, também facilita muito no dia a dia. A organização permite que se encontre tudo com mais tranquilidade. Só que para muitas pessoas é muito rápido bagunçar todas as roupas do armario em apenas alguns dias. Para essas e outras muitas pessoas existem algumas maneiras de ajeitar tudo de uma maneira que a ordem prevaleça por mais tempo não importando o tamanho do seu móvel.

Passo 1: retirar e separar

Tire tudo que tem no guarda-roupa e comece a organizar por categorias: blusas e camisetas, vestidos, shorts, calças, bonés e chapéus, cintos, roupa íntima, bolsas, cachecóis e lenços, sapatos; depois o que deverá ser pendurado e o que será guardado nas gavetas. Aproveite o momento para separar aquelas roupas, sapatos e acessórios que você já não costuma usar mais e doar para quem precisa.

Passo 2: gavetas

É a parte do armário em que é mais comum ficar bagunçada. Por isso, organize as gavetas deixando as roupas que mais usa em cima, deixando-a mais acessível. Se preferir, pode dobrar as camisetas em um formato retangular igual para todas e guardá-las em pé em vez de deitadas. Essa é uma ótima opção para aqueles que tem mais roupas do que gavetas, aproveitando melhor o espaço.

Passo 3: cabides

O que for para pendurar o melhor é organizar por categoria, mas também por cor. Assim, você terá melhor visualização para encontrar a roupa que quer para aquele momento e até mesmo para saber quais as cores mais escassas em seu guarda-roupa. Calças jeans pesam muito no cabide e ocupam muito espaço, por isso, se for do seu gosto, é possível enrolá-las e guardá-las nas gavetas.

Passo 4: sapatos

Se o armário tem prateleiras, pode dispor os sapatos na mesma ideia que as roupas das gavetas; aqueles que mais usam, na frente, e os menos utilizados, atrás. Outro meio de guardar os sapatos de forma simples é através de um organizador de sapatos, com divisórias e feitas em material transparente para fácil visualização. Pode ser pendurado na porta ou mesmo guardado em baixo da cama.

Passo 5: caixas

Para outros acessórios as caixas de papelão podem ser muito úteis. Guarde por categoria e etiquete cada uma delas para ninguém se confundir. O papelão, ou até mesmo partes de cano PVC, servem para criar divisórias nas gavetas e dentro das caixas para você deixar cintos, roupas íntimas, meias e outros acessórios sempre bem organizados.

Uma dica para quando for reorganizar o guarda-roupa é aproveitar para tirar tudo e passar um pano. Limpe bem todos os cantos do armário, desde as paredes até as prateleiras, antes de guardar tudo de novo.