Obras na avenida Lions entram em nova fase

São Bernardo bloqueia cruzamento entre Vergueiro e Lions a partir deste sábado; motoristas ouvidos desconhecem alteração


Uma nova etapa das obras de rebaixamento da avenida Lions, em São Bernardo, começa neste sábado (07/01). A partir deste fim de semana, os motoristas que utilizam a avenida Senador Vergueiro como acesso ao Bairro Rudge Ramos terão de buscar alternativas. Isso porque o cruzamento entre as duas avenidas, que desde o início das obras já está desordenado, será interditado até o fim de março, quando as intervenções deverão ser concluídas.

O bloqueio servirá apenas para quem utiliza a avenida Senador Vergueiro. Os motoristas que vêm de Santo André e zona Leste da Capital pelo corredor ABD, no sentido Anchieta e Diadema, e no sentido contrário também, continuarão trafegando pelo local sem interferências no trajeto. De acordo com a Prefeitura, a interdição é necessária principalmente para dar sequência à construção dos viadutos da rua Brasil e Senador Vergueiro.

Opções – O diretor de engenharia de tráfego da Prefeitura, Paulo Takarabe, indica que os motoristas utilizem o acesso do viaduto Vivaldi, que permite a travessia de veículos e pedestres no sentido Centro-bairro. Para quem circula do bairro para o Centro, a recomendação é seguir pela rua 24 de Maio, onde a Secretaria de Transportes e Vias Públicas fez um cruzamento provisório com a avenida Lions, no sentido Santo André.

No entanto, para quem não conhece bem as vias locais do Bairro Rudge Ramos, a opção mais acertada para fazer o acesso ao bairro, e do bairro para o Centro, é seguir pela avenida Lauro Gomes, paralela à Senador Vergueiro, que irá operar com trânsito nos dois sentidos enquanto durar a intervenção.

Desinformação – Embora a Prefeitura afirme que o motorista já está orientado sobre as obras, a reportagem esteve na tarde desta quinta-feira (05/01) no local onde haverá a interdição, e nenhum dos nove motoristas entrevistados tinha conhecimento das modificações do trajeto a partir do sábado.

O motoboy Ricardo Fernandes, 30 anos, que passa pelo cruzamento cerca de cinco vezes por dia, afirma que, após o bloqueio, o tempo das entregas aumentará, e que o transtorno já instalado no local ficará ainda pior. “Eu conheço os caminhos alternativos aqui, então para mim não será difícil. Mas quem não conhece vai se perder, porque não é tão simples.”

Já para a moradora do Rudge Ramos Marisa Samajauskas, 50 anos, o melhor acesso é mesmo pela avenida Lauro Gomes. “Já tenho usado outros caminhos. O trânsito já está muito ruim. Hoje resolvi fazer o caminho de sempre, mas sabendo agora da interdição vou voltar a fazer as rotas alternativas”, afirmou Marisa.


Mais de 60% das obras já estão prontas

O rebaixamento da avenida Lions é um dos principais projetos viários de São Bernardo, que pretendem desafogar o trânsito da cidade e nos acessos aos municípios vizinhos, dando maior fluidez ao tráfego nos cruzamentos com as avenidas Senador Vergueiro, Vivaldi e Brasil em razão da construção dos viadutos que cortarão a via.

As obras de rebaixamento da Lions estão 65% concluídas e contam com financiamento integral, da ordem de R$ 25 milhões, do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Cerca de 40 mil veículos circulam diariamente pelo local nos dois sentidos.

A obra encontra-se em fase de execução dos viadutos da rua Brasil e Vergueiro, das pistas marginais do trecho localizado acima da Vergueiro no sentido Diadema, das paredes de contenção da área das pistas centrais, para posterior escavação, e do viaduto Senador Vergueiro.