Mais duas obras de drenagem são iniciadas no Centro de São Bernardo

 *Da redação

Começaram nesta segunda-feira (24) mais duas etapas de obras do Programa Drenar, amplo projeto da Prefeitura de São Bernardo do Campo para acabar com as enchentes na cidade. As intervenções, desta vez, são realizadas em parte do estacionamento do Shopping Metrópole e na Rua Jurubatuba.

Na área da Prefeitura que era usada pelo centro de compras como estacionamento até o último domingo (23) será construída galeria de descarga do piscinão que está sendo feito na Esplanada do Paço Municipal. Não será necessária interdição de vias próximas ao local.

A outra etapa da obra será a construção de túnel sob a Rua Jurubatuba. Para o início da perfuração será escavado primeiramente um poço de acesso com cerca de 11 metros de diâmetro e aproximadamente 18 metros de profundidade no Largo Sete de Setembro, no entroncamento das ruas Jurubatuba, José Pelosini e Domingos João Balotin.

Nesta intervenção, entretanto, será necessária a interdição parcial da Rua José Pelosini e o fechamento da Domingos João Balotin. As intervenções devem durar cerca de dois anos. O Departamento de Engenharia de Tráfego vai auxiliar os motoristas com fiscais e faixas afixadas no local. 

“Perdi muito dinheiro com enchente, e essa é uma obra que precisa muito ser feita. Aquelas comportas que precisamos colocar nas portas são muito feias. Vamos sofrer um pouco durante esse período, mas é necessário resolver esse problema”, afirma a comerciante Nanci Bassi, 67 anos, que trabalha há 53 na Rua Jurubatuba.

As duas obras fazem parte do investimento de R$ 296 milhões em intervenções na região central, que visam eliminar o problema histórico das enchentes. O piscinão do Paço terá capacidade para receber cerca de 220 mil m³ de água. Os investimentos incluem a construção de galerias e execução de microdrenagem nos bairros Jardim do Mar, Vila Euclides, Vila Duzzi e Vila Gonçalves.