iPod explode e pega fogo dentro do bolso de estudante em SP

Um iPod explodiu no bolso de uma estudante em São Paulo na manhã desta segunda-feira. Maria Emília Garcia Cunha, 22 anos, estava indo à faculdade de ônibus e o incidente aconteceu enquanto ela ouvia música no aparelho. “Eu estava indo para a faculdade com o iPod no bolso da frente da calça jeans. Depois de quase meia hora de viagem, eu escutei um barulho e olhei pro lado, achando que alguém tinha estourado uma bombinha”, afirma. “Quando eu vi, uma mulher estava batendo com a bolsa na minha perna para tentar apagar o fogo que saía do meu bolso”, contou a jovem.

A estudante de Relações Públicas diz que possui o iPod nano desde o lançamento do produto, há cerca de cinco anos. A jovem só não se machucou mais, segundo ela, porque o tecido da calça jeans era grosso e o bolso onde o aparelho estava era duplo. “O fogo chegou a furar minha calça e deixou minha perna preta”, afirma. A jovem sofreu uma queimadura no polegar, sofrida quando retirou o iPod ainda quente do bolso.

A estudante diz que está divulgando o caso pelo Twitter e pelo Facebook e espera um contato da empresa de Cupertino. “Eu costumo dormir com meu iPod debaixo do travesseiro. Imagina se isso acontecesse quando eu estivesse dormindo, ou se acontecesse com alguma criança?”, diz. Ela afirma que se não conseguir resolver o problema de forma amigável com a empresa, ela pretende acionar a Apple judicialmente. “Não apenas por um retorno financeiro ou substituição do aparelho. Foi uma coisa séria. Eles têm que explicar. Se tem alguma problema com o iPod nano eles têm que tirá-lo do mercado”, afirma.

A Apple, por meio de sua assessoria, diz que o telefone da estudante já está com o diretor responsável e que a companhia entrará em contato com ela. A empresa afirma não ter ainda um posicionamento oficial sobre o assunto.

Outros casos
Essa não é a primeira vez que um acidente desse tipo acontece com usuários de iPod nano. Em 2008, o Ministério do Comércio do Japão afirmou que o superaquecimento de iPods nano foi a causa de três incêndios no país. À época, o órgão disse que os incidentes podem ter sido provocado por um defeito na bateria dos aparelhos, a maioria vendidos no Japão entre setembro de 2005 e setembro de 2006.

Em outubro de 2007, o americano Danny Williams levou um susto quando viu seu iPod nano pegar fogo dentro do bolso de sua calça. Apesar do buraco na calça causado pelo aparelho em chamas durante cerca de 15 segundos, Williams disse que não se feriu porque foi protegido por uma folha de papel brilhante que também guardava no bolso junto com o aparelho. Em abril de 2007, um usuário publicou fotos de um iPod nano que teria pegado fogo enquanto carregava, na Austrália. O dono do aparelho diz que o tocador saltou da mesa e caiu no chão e ficou soltando faíscas e fumaça até ser desconectado do computador.