Lançada pela Difusão Editora, obra agora tem coedição da Editora Senac Rio
A Difusão Editora promove o lançamento do livro Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações (2ª edição). Organizada por Ivone de Lourdes Oliveira e Ana Thereza Nogueira Soares, a obra agora ganha o apoio da Editora Senac Rio, em uma coedição com a Difusão Editora. Outro destaque é o prefácio assinado pelo presidente da Compós (2011-2012) e coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Julio Pinto.
A publicação é resultado de um grupo de pesquisa, em parceria com o Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, que realizou, no segundo semestre de 2007, o seminário Interfaces da Comunicação Organizacional, reunindo professores e pesquisadores brasileiros. Dividido em três partes, seu objetivo é fazer reflexão sobre as interseções entre a comunicação e outras áreas do conhecimento, como política, linguagem, sociologia e filosofia, criando uma visão mais ampla e atualizada da comunicação, permitindo uma nova fonte para uso dos pesquisadores.
“O livro tem como objetivo colaborar na construção de uma fundamentação teórica mais consistente para o campo da comunicação, ao levantar discussões sobre as relações entre os fenômenos organizacionais. Com a obra, queremos fomentar um espaço de reflexão e o pensamento sobre as relações entre os fenômenos comunicacionais e os organizacionais, mapeando um terreno de investigação ainda incipiente nas ciências da comunicação, conforme desenvolvido no Brasil até o momento”, diz Ivone de Lourdes.
Assim, delineiam-se na obra pesquisas que incorporam elementos de outras disciplinas das ciências humanas aos estudos da comunicação organizacional, ultrapassando a visão estrita do funcionalismo e da realidade empírica das organizações com fins de lucro, tradicionais pontos de partida para esses estudos. “As interfaces abrem, antes de tudo, novas frentes epistemológicas para o campo da comunicação organizacional justamente porque permitem a visualização e o questionamento de fenômenos da realidade sócio-organizacional e, portanto, comunicacional historicamente negligenciados pelas teorias comunicacionais e também pelas teorias administrativas”, completa Ana Thereza Nogueira.
Sobre as autoras
Ivone de Lourdes é professora da PUC Minas e diretora da Faculdade de Comunicação e Artes (FAC) da PUC Minas, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Ana Thereza Nogueira é professora da PUC Minas, doutoranda em Sociologia pela UFRJ e mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Informação Internacional pela Universidad Complutense de Madrid.
Sobre a Difusão Editora
Desde
Ficha técnica
Título: Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações
Autoras: Ivone de Lourdes Oliveira e Ana Thereza Nogueira Soares
ISBN: 978-85-7808-116-4
Encadernação: Brochura
Dimensão:
Edição: 2ª
Páginas: 212
Preço: R$ 44,00