Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações chega a sua 2ª edição

Lançada pela Difusão Editora, obra agora tem coedição da Editora Senac Rio

 

A Difusão Editora promove o lançamento do livro Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações (2ª edição). Organizada por Ivone de Lourdes Oliveira e Ana Thereza Nogueira Soares, a obra agora ganha o apoio da Editora Senac Rio, em uma coedição com a Difusão Editora. Outro destaque é o prefácio assinado pelo presidente da Compós (2011-2012) e coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Julio Pinto.

 

A publicação é resultado de um grupo de pesquisa, em parceria com o Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, que realizou, no segundo semestre de 2007, o seminário Interfaces da Comunicação Organizacional, reunindo professores e pesquisadores brasileiros. Dividido em três partes, seu objetivo é fazer reflexão sobre as interseções entre a comunicação e outras áreas do conhecimento, como política, linguagem, sociologia e filosofia, criando uma visão mais ampla e atualizada da comunicação, permitindo uma nova fonte para uso dos pesquisadores.

 

“O livro tem como objetivo colaborar na construção de uma fundamentação teórica mais consistente para o campo da comunicação, ao levantar discussões sobre as relações entre os fenômenos organizacionais. Com a obra, queremos fomentar um espaço de reflexão e o pensamento sobre as relações entre os fenômenos comunicacionais e os organizacionais, mapeando um terreno de investigação ainda incipiente nas ciências da comunicação, conforme desenvolvido no Brasil até o momento”, diz Ivone de Lourdes.

 

Assim, delineiam-se na obra pesquisas que incorporam elementos de outras disciplinas das ciências humanas aos estudos da comunicação organizacional, ultrapassando a visão estrita do funcionalismo e da realidade empírica das organizações com fins de lucro, tradicionais pontos de partida para esses estudos. “As interfaces abrem, antes de tudo, novas frentes epistemológicas para o campo da comunicação organizacional justamente porque permitem a visualização e o questionamento de fenômenos da realidade sócio-organizacional e, portanto, comunicacional historicamente negligenciados pelas teorias comunicacionais e também pelas teorias administrativas”, completa Ana Thereza Nogueira.

 

Sobre as autoras

Ivone de Lourdes é professora da PUC Minas e diretora da Faculdade de Comunicação e Artes (FAC) da PUC Minas, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Ana Thereza Nogueira é professora da PUC Minas, doutoranda em Sociologia pela UFRJ e mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Informação Internacional pela Universidad Complutense de Madrid.

 

Sobre a Difusão Editora

Desde 1976, a Difusão Editora atua na produção, comercialização e distribuição de livros nas áreas de Saúde e Comunicação para um público composto, principalmente, por professores, pesquisadores e estudantes, sendo líder nesses setores. A empresa é pioneira em operar com um sistema próprio de distribuição porta a porta e oferece serviços de consultoria editorial, produção e impressão de livros institucionais, históricos e comemorativos. Atenta às inovações do mercado, a Difusão atende livrarias de vários estados e fornece material didático para mais de 400 instituições educacionais, sempre privilegiando o autor nacional. Por meio do conceito de tradução responsável, a editora incentiva o desenvolvimento de produções de temas globais adaptados à realidade local. Os eventos que a empresa realiza, tanto para profissionais de Saúde, como de Comunicação, ainda fomentam o desenvolvimento do setor e contribuem para a disseminação de novos conhecimentos e práticas.

 

 

 

Ficha técnica

Título: Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações
Autoras:
Ivone de Lourdes Oliveira e Ana Thereza Nogueira Soares

ISBN: 978-85-7808-116-4
Encadernação: Brochura

Dimensão: 14,5 cm x 21 cm

Edição:
Páginas: 212
Preço: R$ 44,00