Importancia da alimentacao saudavel na infancia

É sabido que crianças de 2 à 10 anos de idade, que se alimentam de maneira saudável, crescem também como um indivíduo saudável e com menor chances de desenvolver problemas de saúde na fase adulta. A alimentação balanceada e adequada nessa faixa etária, também contribui com o desenvolvimento social e promove um melhor desempenho escolar.

Quando a criança tem uma alimentação adequada, o rendimento pedagógico se destaca e tende a ser muito melhor devido ao papel importante dos nutrientes nas habilidades cerebrais da criança. Outra vantagem é que crianças que se alimentam de forma saudável e ingerem alimentos de qualidade do ponto de vista nutricional, possuem maior facilidade e força na prática de atividades físicas em aulas que possuam esta demanda, tendo uma melhor performance.

A curto prazo, uma alimentação saudável impacta no desenvolvimento cognitivo, na aprendizagem, concentração e disposição para a criança fazer atividades. Em médio prazo é uma questão de estabelecimento de valores, pois sabemos que nossas crianças estão muito distantes da nutrição, ingerindo muitos alimentos industrializados e promovendo uma vida adulta doente. E em longo prazo esse consumo gera o esperado, que seria a prevenção de doenças e comorbidades, tornando este indivíduo em um adulto saudável.

A base de uma boa alimentação, deve vir dos familiares, uma vez que as crianças se espelham nos pais e dão continuidade em seus hábitos alimentares. Já a escola faz parte de uma grande fase da vida da criança em que ela está desenvolvendo seus hábitos e é importante estimular essa ideia como um reforço.

É importante estimular a proximidade da criança com os alimentos para conhecê-los e adquirir relação de afeto com alimentos de verdade, in natura e as possíveis formas de utilização nas receitas.

Artigo anteriorComo lidar com a solidão
Próximo artigoTorta de morango com creme
A SANVITE pode estar presente na alimentação da criança nesta fase tão importante de crescimento, desenvolvimento e formação de hábitos alimentares. Temos como objetivo estimular o consumo de novos alimentos, de forma balanceada e saudável, através de um cardápio mensal elaborado por nutricionistas para o lanche das crianças nos intervalos da escola. Tem interesse em saber mais sobre a importância de uma alimentação saudável na infância? Entre em contato conosco em um de nossos telefones ou rede social.