Grande ABC registra um caso de câncer de próstata por dia, de acordo com DataSUS

ARTICLE TOP AD
A pesquisa foi feita entre janeiro e outubro de 2023; 285 episódios foram oficializados no período

Mesmo sendo o mês da conscientização e da prevenção de doenças masculinas, segundo o DataSUS, a região do Grande ABC registrou 285 casos de câncer de próstata entre janeiro e outubro deste ano, um caso por dia. A campanha adotada em todas as sete cidades ajuda a barrar preconceitos e tabus envolvendo masculinidade que podem ser prejudiciais à saúde, principalmente na detecção da doença com a realização do exame de toque retal.

A incidência do câncer de próstata no ABC é relativamente baixa em comparação com o âmbito nacional. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil são diagnosticados 190 mil casos de câncer de próstata por dia. No ABC, com um caso ao dia, o percentual é de 0,14%. Mas a campanha serve para alertar essa parte da população e fazer com que cada vez mais homens procurem um médico assim que sentirem os sintomas, afinal, de acordo com INCA, há mais chance de cura quando o câncer é descoberto no estágio inicial.

“A ênfase campanha é o rastreamento global das doenças do homem, entre elas o câncer de próstata, e serve para alertar que em alguns casos é necessário o toque retal e que existem outros métodos para a descoberta do câncer como exame de PSA (exame de sangue) e eventualmente uma imagem”, reforça o oncologista proctologista  Denis Jardim ao ser perguntado sobre a importância da campanha.

Apesar do alerta, os cuidados de saúde apresentam desafios particulares para os homens, há uma relutância em submeter-se a exames para a detecção precoce do câncer de próstata, conta o especialista. Essa resistência é motivada por diversas razões, e é crucial abordar essas questões para impulsionar a promoção da saúde masculina.

Joaquim Silveira (50), funcionário público que foi diagnosticado com câncer em abril deste ano, acredita que ainda é um tabu falar sobre doenças com homens, não apenas o próprio câncer. “Creio que seja um tabu, mas não só o câncer de próstata e sim de todas as doenças. Nós, homens, somos criados para sermos fortes e evitarmos mostrar fraqueza. Isso faz com que haja a hesitação em procurar ajuda médica”, afirma.

“Eu urinei sangue uma noite e fui correndo para o pronto socorro, me pediram alguns exames, então, foi descoberto o câncer na região da próstata, pra mim foi super importante ser diagnosticado cedo porque facilitou no tratamento”, conta Joaquim, sobre ter recebido a informação em uma fase inicial da doença.

Câncer de próstata- O câncer de próstata é uma condição em que as células da próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga e à frente do reto nos homens, começam a se multiplicar de forma descontrolada. Este é um tipo de câncer comum em homens mais velhos, sendo, muitas vezes, uma doença de crescimento lento. No entanto, em alguns casos, pode se desenvolver rapidamente e se espalhar para outros órgãos.

Sintoma mais comum é a dificuldade frequente de urinar, especialmente à noite, dor ou ardor durante o ato, presença de sangue na urina ou no sêmen, além de desconforto na região pélvica inferior. “Caso sinta algum desses sintomas, procure um médico o mais rápido possível”, orienta o oncologista.

*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo.

ARTICLE BOTTOM AD