Em Mutirão, São Caetano combate e previne contra a dengue

ARTICLE TOP AD

Um grande Mutirão de Combate à Dengue, com foco na eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, ocorrerá pelos 15 bairros de São Caetano do Sul neste sábado (26/4), das 9 às 17 horas. A atividade será uma iniciativa conjunta encabeçada pela Secretaria Municipal de Saúde e que envolve Programa Saúde da Família (PSF), Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Tiro de Guerra 02-069 e os cinco grupos de escoteiros da cidade.

Durante a ação, 100 equipes, com grupos de até quatro pessoas cada, passarão de casa em casa para realizar os procedimentos necessários e ainda distribuir panfletos com orientações gerais a respeito do combate à dengue, segundo elucida Caio Willians Castro Júnior, diretor do Centro Integrado de Vigilância à Saúde Oswaldo Cipullo (Civisa). “Todos estarão devidamente uniformizados e identificados com crachás. Entretanto, se não tiverem interesse, os moradores não precisam abrir a porta. Não é obrigatório, mas é muito importante.”

O profissional também informa que os grupos não percorrerão grandes empresas, clubes e cemitérios “porque ações específicas são promovidas periodicamente. O Mutirão será focado nas casas de São Caetano”. “E nos prédios residenciais, nós faremos o trabalho nas áreas comuns e deixaremos os panfletos para os zeladores distribuírem entre os moradores”, completa.

Seguem algumas dicas de prevenção à dengue:
 
– Não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente;
– Manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores, tanques e cisternas, devidamente fechados;
– Não deixar água parada em locais como vidros, potes, pratos, vasos de plantas garrafas, latas, pneus e panelas, entre outros;
– Remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
– Não deixar a água da chuva acumulada sobre lajes;
– Lavar semanalmente tanques utilizados para armazenar água com escovas e sabão;
– Encher de areia até a borda pratos utilizados em vasos de planta;
– Trocar a água e lavar com escova e sabão vasos utilizados para abrigar plantas aquáticas;
– Não jogar lixo em terrenos baldios;
– Colocar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada.

ARTICLE BOTTOM AD