Distribuição de preservativos em São Bernardo

Serão cerca de 40 mil preservativos além de panfletos informativos para conscientizar os foliões do município sobre DSTs

O bloco do Programa Municipal DST/Aids e hepatites, da Secretaria de Saúde de São Bernardo, desfila prevenção e informação no próximo sábado, 11, a partir das 10h, para conscientizar os foliões neste Carnaval. A concentração será na Praça Lauro Gomes, no Centro, e segue pela Rua Marechal Deodoro até a Esplanada do Paço Municipal, na Praça Samuel Sabatini, 50, Centro.

De acordo com a Prefeitura, mil agentes comunitários de saúde serão mobilizados para reforçar a campanha de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis por meio de orientações, material informativo e distribuição de preservativos masculinos. Também haverá distribuição de água aos foliões.

A Escola de Samba Fúria Negra animará o bloco da prevenção no desfile. O alvo principal da ação será a população de 14 a 29 anos. Um quiosque com material informativo do programa permanecerá na Esplanada das 10h às 14h.

Serão cerca de 40 mil preservativos para a população, que trarão o telefone do Centro de Testagem (Disque CTA 0800 7723233). O desfile oficial será realizado nos dias 18 e 19, na Avenida Aldino Pinotti, próximo ao Paço Municipal.  A equipe contará ainda com um quiosque próximo à passarela do samba, quando 50 agentes comunitários de saúde efetuarão ações preventivas. Cerca de 50 mil pessoas são aguardadas neste carnaval.

Alerta – O alerta sobre vulnerabilidades às DSTs e Aids ocorre com base nos dados epidemiológicos do município. Desde 2007, 36% das notificações correspondem a pessoas de 14 a 29 anos. O número de casos é maior entre as mulheres casadas e homossexuais. Foram registrados 1.630 casos de DSTs e 959 casos de Aids.

O Centro de Testagem fica na Avenida Armando Ítalo Setti, 402, no Bairro Baeta Neves. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações: 4126-9800.