Cursos profissionalizantes são opção para quem quer gerar renda

Pode ser que a pessoa já tenha carreira em outra área e queira começar uma nova vida no ramo da estética, como a advogada Ivone da Silva Dantas, de 61 anos. Ou então, que esteja no início da vida profissional, mas tenha a intenção de aprender outras técnicas para viver do que realmente gosta: a maquiagem, como é o caso de Thauany Moraes Sbrana, de 19 anos. Em qualquer um dos casos, é possível fazer cursos profissionalizantes gratuitos nos CPFP (Centros Públicos de Formação Profissional) de Santo André.
 
Atualmente, são mais de 20 cursos em andamento, em áreas como construção civil, estética, alimentação, informática, marcenaria e costura. Promovidos pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Ceep (Centro de Educação, Estudos e Pesquisa), a ação atende atualmente cerca 700 pessoas em cinco Centros Púbicos de Formação Profissional da cidade. Para participar, é preciso morar em Santo André e se cadastrar na unidade de interesse. Os cursos têm duração variada e, assim que uma turma termina, uma nova é formada respeitando o cadastro de interessados.
 
Instalador hidráulico, pedreiro assentador e pedreiro revestidor, pintor de obras, eletricista residencial, comandos elétricos e eletricista instalador predial de baixa tensão são as opções na área de construção civil que acontecem no centro Armando Mazzo, no bairro Príncipe de Gales.
 
As aulas de costura industrial, panificação e de cabeleireiro acontecem no espaço João Amazonas, localizado no Capuava. A maioria dos cursos na área de estética, no entanto, é realizada no Júlio de Grammont, no Jardim Cristiane, onde estão as turmas de maquiagem, cabeleireiro, estética facial e corporal, além da epilação – diferentemente da depilação, a técnica consiste em retirar os pêlos desde a raiz, incluindo as porções abaixo da pele.
 
Há ainda cursos de marcenaria e projeto de móveis no espaço Miguel Arraes, na Tamarutaca, outro de informática básica e avançada, que são realizados no Valdemar Mattei, no bairro Casa Branca.
 
RECOMEÇO – A advogada aposentada Ivone da Silva, de 61 anos, está encontrando na área de estética uma opção para continuar no mercado de trabalho e ainda fazer o que gosta. Ela está no curso de epilação. “Eu e minha prima vamos montar um espaço de estética. Já temos até o local”, contou. Por isso, Ivone também fez o curso de maquiagem, sobrancelhas, manicure e cabeleireiro básico.
 
Mudar de especialidade, mas ainda dentro da área de estética é o objetivo de Rosineide Faustino dos Santos, de 48 anos. Ela decidiu aproveitar a oportunidade para ter mais uma opção para geração de renda. Rosineide já trabalhou oito anos como manicure e agora está no curso de epilação. “O mercado de trabalho tem muitas manicures. Acredito que a área de epilação ainda está em ampliação”, comentou.
 
Já Thauany Sbrana, de 19 anos, está começando a vida profissional e escolheu a área de estética para atuar. “Minha outra opção era veterinária. Mas sempre gostei muito de maquiagem, por isso, optei por fazer o curso. Futuramente, pretendo abrir um negócio”, contou.
 
SERVIÇOS
Centros Públicos de Formação Profissional João Amazonas 
Endereço: Rua Antonio Sebastião Esquarize, s/n. Capuava.
Telefone: 4975-5352
Centros Públicos de Formação Profissional de Tecnologia Valdemar Mattei 
Endereço: Av. Arthur de Queiroz, 399. Casa Branca. 
Telefone: 4432-2990
Centros Públicos de Formação Profissional Julio de Grammont 
Endereço: Av. Rangel Pestana, s/n. Jardim Cristiane. 
Telefone: 4429-5127
Centros Públicos de Formação Profissional Armando Mazzo 
Endereço: Rua Carnaúba, s/n. Príncipe de Gales.
Telefone: 4438-8883
Centros Públicos de Formação Profissional Governador Miguel Arraes 
Endereço: Rua Tamarutaca, 175. Vila Guiomar. 
Telefone: 4994-9343.