Cuidados Paliativos é assunto de lançamento da Difusão Editora em coedição com a Editora Senac Rio

Bilhete de plataforma: vivências em Cuidados Paliativos resgata história de médico que trata de pacientes terminais há mais de 20 anos

A obra, mais uma publicada pela Difusão Editora em coedição com a Editora Senac Rio, é de autoria do escocês Derek Doyle e trata da sensibilidade da rotina médica de um profissional que há mais de 20 anos cuida de pacientes terminais.

Bilhete de plataforma: vivências em Cuidados Paliativos (2ª edição) traz histórias reais, emocionantes e surpreendentes de profissionais que atuaram com pacientes em seus últimos dias de vida. O leitor acompanha temas como eutanásia e suicídio assistido. São 12 capítulos, nos quais o autor relata, de maneira pessoal, as histórias de cada personagem, o amor com os pacientes em doenças terminais e o cuidado dispensado a cada um. O autor mostra que o livro surgiu no momento em que ele percebeu que os pacientes se sentiam confiantes e seguros no local do tratamento. “Em vez de acharem os lugares tristes, trágicos, depressivos, achavam seguros. Ali, podiam contar sua história livremente.”

“Este livro é diferente porque não pretende dar lições ou instruir o leitor. Todavia, eu o considero um dos mais úteis ensinamentos sobre como praticar a filosofia de Cuidados Paliativos, pois aborda pacientes reais: o que disseram, o que responderam, como reagiram e assim por diante. As histórias são verdadeiras, e as pessoas, reais. Muitas experiências são pungentes e profundamente emocionantes; algumas são repletas de humor; outras, tristes…”, embasa a dra. Josephina Magno, fundadora e presidente emérita do International Hospice Institute and College, em Ann Arbor, no Michigan, Estados Unidos. Ela indica a leitura para todos os envolvidos com a filosofia de Cuidados Paliativos e aos estudantes de Medicina e Enfermagem.

“Derek Doyle compara o profissional que trabalha com Cuidados Paliativos ao amigo que se despede do viajante na plataforma de partida do trem. Esses profissionais acompanham os últimos dias e cuidam com amor e competência de doentes que estão morrendo, com doença avançada, ajudando-os a ter uma sobrevida digna. Essa metáfora é muito feliz, ajustando-se bem ao ato do cuidado paliativo. O leitor será suave e emocionalmente conduzido por todas as páginas deste livro encantador. Ele diz respeito à vida e à morte de todas as pessoas, sem exceção…”, diz Marco Tullio de Assis Figueiredo, membro fundador da International Association for Hospice and Palliative Care, em Houston, nos Estados Unidos.

Sobre o autor

Derek Doyle é graduado na Escola de Medicina da Escócia, Edinburgh Medical School, e trabalhou dez anos como cirurgião missionário na África do Sul antes de se tornar especialista em Medicina Torácica e Cuidado Primário. O autor vem se dedicando aos Cuidados Paliativos desde 1968, e ocupa o cargo de diretor da Hospedaria Santa Columba, em Edinburgo, na Escócia, desde sua fundação, em 1977. Além disso, foi fundador e primeiro presidente da Associação de Medicina Paliativa da Grã-Bretanha e Irlanda, primeiro vice-presidente da Associação Europeia de Cuidado Paliativo e do Conselho Nacional de Cuidado Paliativo da Inglaterra e do País de Gales.

Sobre a Difusão Editora

Desde 1976, a Difusão Editora atua na produção, comercialização e distribuição de livros nas áreas de Saúde e Comunicação para um público composto, principalmente, por professores, pesquisadores e estudantes, sendo líder nesses setores. A empresa é pioneira em operar com um sistema próprio de distribuição porta a porta e oferece serviços de consultoria editorial, produção e impressão de livros institucionais, históricos e comemorativos. Atenta às inovações do mercado, a Difusão atende livrarias de vários estados e fornece material didático a mais de 400 instituições educacionais, sempre privilegiando o autor nacional. Por meio do conceito de tradução responsável, a editora incentiva o desenvolvimento de produções de temas globais adaptados à realidade local. Os eventos que a empresa realiza, tanto para profissionais de Saúde como de Comunicação, ainda fomentam o desenvolvimento do setor e contribuem para a disseminação de novos conhecimentos e práticas.

Sobre a Editora Senac Rio

A Editora Senac Rio desenvolve produtos e serviços que visam à divulgação de soluções para pessoas e organizações, colaborando para o fortalecimento do setor de comércio de bens, serviços e turismo e para a evolução econômica, social e ambiental dos mercados e das sociedades que alcança por meio da palavra. Desde sua fundação, em 2000, a editora publica obras que contribuem para o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho e, com base na identificação de desafios e necessidades do mercado, busca sempre a excelência em conteúdos que promovam o aperfeiçoamento de aptidões gerenciais e técnicas de pessoas físicas e jurídicas, a fim de torná-las mais competitivas.

Ficha técnica

Título: Bilhete de plataforma: vivências em Cuidados Paliativos Autor: Derek Doyle

Tradutores: Marco Tullio de Assis Figueiredo e Maria das Graças Mota Cruz de Assis Figueiredo ISBN: 978-85-7808-118-8

Encadernação: Brochura

Dimensão: 16 cm x 23 cm

Edição: 2ª Páginas: 176 Preço: R$ 39,90