Cuidados com as crianças no Carnaval

*Da redação

Nos dias de Carnaval, com toda a confusão das festas de Momo, é comum que as pessoas fiquem mais descuidadas, inclusive na vigilância dos pequenos, o que pode facilitar a ocorrência de situações perigosas. 

Os pais devem redobrar os cuidados para evitar acidentes. Os pequenos precisam ser ensinados dos procedimentos no trânsito: atravessar na faixa de pedestres, ficarem atentas aos carros e ao semáforo, andarem na calçada, entre outros.

Quem vai participar de carnaval de rua não deve deixar que as crianças se afastem muito. Além do risco de se perderem, elas podem sair do trecho indicado de segurança e serem atropeladas.

A Guarda Civil Municipal – GCM recomenda que as crianças estejam acompanhadas por um responsável e de preferência com crachás de identificação ou pulseira constando nome dos pais e telefone para contato. Os responsáveis também devem orientá-las a não aceitar convites, nem alimentos e bebidas de pessoas estranhas.

A GCM disponibilizará uma tenda durante todo o evento, o adulto deverá se dirigir a ela se alguma criança se perder. Próximo à tenda também haverá uma ambulância do SAMU para atendimentos médicos.

Nos arredores da Avenida Ulisses Guimarães, onde acontecerá a comemoração do Carnaval de Diadema 2014, os fiscais do Departamento de Trânsito estarão oferecendo apoio e orientando os deslocamentos dos veículos e para prevenção de acidentes e haverá barreiras nas ruas adjacentes do local do evento.

É importante ter atenção especial para não se descuidarem dos pequeninos e evitar aborrecimentos posteriores como viroses, queimaduras de sol, conjuntivite, alergias, desidratação, ferimentos etc.

A pediatra e diretora UBS Centro Dra. Vera Lúcia Prado da Silva dá dicas para evitar algumas dessas situações:

Hidratação e Alimentação

Como o carnaval acontece no verão, as altas temperaturas e o clima abafado são sentidos pelas crianças. Ofereça muito líquido, de preferência água, água de coco e sucos naturais, além das frutas – que hidratam e são saudáveis. Evite alimentos perecíveis como iogurtes, lanches industrializados ou cachorros-quentes para prevenir intoxicações e alergias.

Fantasia

As fantasias para as crianças devem ser arejadas, leves, de cores claras e folgadas no corpo, que permitam a circulação do ar. Evite usar tintas na pele, mas se for fazer alguma pintura, procure um produto hipoalérgico e atóxico, fácil de limpar e evitar as regiões próximas aos olhos e à boca.

Calçados

Dê preferência para tênis que não apertem os pés, pois as crianças terão muito mais segurança para correr e pular, além de ser muito mais confortável para elas, e evite os de borracha ou plástico, pois além de impedir os pés das crianças de transpirarem, podem escorregar e causar quedas. Evite deixar a criança descalça, porque ela pode se machucar com vidros ou algum objeto no chão.

Confetes e serpentinas

Essas tradicionais brincadeiras, assim como as bolinhas de sabão e os sprays, devem ser supervisionadas pelos pais ou responsáveis, pois a criança pode se engasgar ou se machucar com o uso desses ornamentos.

Filtro solar

Aplique o filtro solar indicado para crianças antes de sair de casa e reaplique de duas em duas horas, principalmente se estiverem na praia ou em alguma festa ao ar livre.

O melhor horário para levar os pequenos foliões é nas tardes de matinês e de preferência em eventos que garantam a segurança das brincadeiras, sem muitas aglomerações.

Serviço:

Carnaval Diadema 2014 

Dia: 1º de março de 2014, sábado. 

Horário da Matinê: a partir das 15h.

Local: Avenida Ulysses Guimarães, altura do número 3.249, próximo à Secretaria de Serviços e Obras.