Cantina do Zelão é destaque na gastronomia do ABC

* Felipe Duarte

Referência na gastronomia do ABC, a Cantina do Zelão foi inaugurada em 1989. Ciente de que precisava de um diferencial, o proprietário José Dantas Irmão, conhecido como Zelão, apostou no caldo de mocotó. A iguaria caiu no gosto dos clientes e o ambiente familiar do estabelecimento atraiu ainda mais o público.

Nascido na Paraíba, Zelão saiu do Nordeste em busca de um futuro melhor e com a ajuda da esposa conseguir montar o tradicional restaurante, localizado em São Bernardo do Campo.

 Confira a entrevista com Zelão:

Informa: Como surgiu a ideia de montar a Cantina do Zelão?

Zelão: A Cantina do Zelão aconteceu meio que por acaso. Eu (Zelão) e minha esposa tínhamos o sonho de ter algo nosso, e que trouxesse um pouco da nossa essência nordestina, mas sem nunca segregar ou limitar nosso público. Queríamos atender a todos, nordestinos, paulistas, ricos e pobres, e que todos se sentissem bem em nosso estabelecimento. Acho que essa foi à principal característica da Cantina do Zelão, (junto com a criação do caldo de mocotó) que a tornou o que é hoje, essa diversidade de pessoas que, para nós, sempre foi um grande motivo de orgulho.

Informa: Por que a escolha pelo Caldo de Mocotó?

Zelão: Foi o caldo de mocotó que me escolheu (risos), brinca Zelão. Sempre soube que para um negócio dar certo, ele precisa ter um diferencial, e apostei no caldo de mocotó para ser o meu. Tive muita ajuda dos clientes também, sempre perguntava, e escutava o que eles tinham a me dizer, e a cada tentativa o caldinho ia melhorando, até que enfim, cheguei à receita que sigo até hoje.

Informa: Quantos pratos são servidos com Mocotó?

Zelão: Temos: Mocotó à Moda do Rei – com grão de bico, costelinha defumada e lingüiça paio; acompanha arroz; Porção de Mocotó – com ou sem arroz; e o famoso Caldo de Mocotó.

Informa: Quantos pratos compõem o cardápio do Zelão?

Zelão: São, mais ou menos, 60 pratos. Sem contar as porções. 

Informa: Qual foi a principal dificuldade encontrada para montar a Cantina?

Zelão: Acho que a questão financeira, éramos muito pobres.

Informa: Como foi a escolha do local?

Zelão: São Bernardo do Campo na década de 70 e 80 (lembrando que cheguei da Paraíba nos anos 60, e que só comecei a trabalhar no comércio em 1972), era muito diferente do que é hoje. A Rua Jurubatuba não tinha 20% das lojas e comércios que possui atualmente, então acho que tive um pouco de sorte ao escolher um lugar que, anos mais tarde, viria a se tornar um ponto tão bem localizado na cidade.

Informa: Quantas pessoas trabalham atualmente na Cantina?

Zelão: Trabalham 42 pessoas.

Informa: A Cantina conseguiu um sucesso maior que o esperado?

Zelão: Acho que superou qualquer expectativa minha. Saí de uma cidade muito pequena do interior da Paraíba, não tinha estudo e não conhecia nada do mundo, e hoje sou uma pessoa realizada.

Serviço: 

Endereço: Rua Jurubatuba, 926, Centro – São Bernardo do Campo – SP

 Telefone: 4121-5383

 Horário de Funcionamento:

Segunda à quinta: Das 8hs às 2h30 da manhã

Sexta e Sábado: Das 9h30hs às 4h30 da manhã

Estacionamento: Rua Príncipe Humberto, 78, Centro – SBC. Cortesia de duas horas.