Campanha de vacinação contra a raiva será de 2 a 28 de setembro

A Campanha de Vacinação contra a Raiva em São Bernardo do Campo será realizada de 2 a 28 de setembro. A meta é vacinar cerca de 100 mil cães e gatos. Os animais podem ser imunizados todos os dias, exceto nos domingos, gratuitamente, em dezenas de pontos da cidade, como escolas municipais e estaduais, sedes de associações de moradores, praças públicas, estacionamentos e na sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Não há necessidade de apresentação de documentos para a vacinação do animal. Entretanto, é preciso que o proprietário tenha mais de 18 anos. O CCZ fornecerá um comprovante da vacinação do animal.

A única restrição do CCZ é para as fêmeas prenhes. A orientação é que façam a vacinação após terem os filhotes.

A vacina protege contra o vírus da raiva, que percorre o sistema nervoso central até o cérebro, onde se aloja e se desenvolve, podendo levar a vítima à morte. Para sobreviver, o vírus necessita se instalar em um mamífero, que pode ser um cão, gato, cavalo, porco, boi, rato, morcegos e outros, além do homem.

Serviço – Informações sobre os locais e horários no site www.saobernardo.sp.gov.br/secretarias/SS/Caes ou pelos telefones 4367-3306, 4365-3349 ou 4368-8153. O CCZ fica na Av. Dr. Rudge Ramos, 1.740, no Rudge Ramos.