Caminhos para uma Vida Ativa atrai milhares de pessoas ao parque Chico Mendes

Um público rotativo de cerca de 1.100 pessoas acompanhou o encerramento do mês do idoso, nesta quinta-feira (31/10), no Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano do Sul, no evento chamado Caminhos para uma Vida Ativa. Organizada pela Coordenadoria Municipal da Terceira Idade, em parceria com a Secretaria de Saúde sancaetanense e com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e o Fundo Social de Solidariedade, a ação levou aos munícipes da melhor idade informações na área de saúde, direitos, turismo e entretenimento.

“Esse projeto é uma demonstração real do quão dispostos são os idosos de nossa cidade”, disse o prefeito Paulo Pinheiro. “É emocionante ver a união e alegria desse pessoal. Nossa cidade é líder no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e devemos grande parte dessa marca graças à qualidade de vida que a terceira idade tem”, completou.

Apresentações de danças, esportes, músicas e artes animaram o público, que foi presenteado com um breve show do cantor Frank Aguiar. “”Estive em São Caetano há poucos dias e conheci a turma da terceira idade”, revelou o artista. “Não hesitei e pedi ao prefeito que me permitisse voltar aqui e fazer uma apresentação para encerrar o mês do idoso. Só tenho a parabenizar a cidade e a todos os envolvidos pelo belo trabalho com essa população”, finalizou.

Saúde – Em 14 tendas distribuídas pelo parque, os munícipes puderam ter aconselhamento médico em áreas como fisioterapia, psicologia, nutrição, odontologia, assistência farmacêutica e atendimento domiciliar. Bem-estar e autoconfiança foram o foco do estande do Fundo Social de Solidariedade, que disponibilizou cortes de cabelo aos visitantes. Além disso, alunos da Universidade da Terceira Idade e membros do Conselho do Idosoexpuseram um pouco das atividades desenvolvidas em ambas as entidades.

Frequentadora há quatro anos do Centro Integrado de Saúde e Educação (CISE) João Castaldelli, do Bairro Olímpico, Lurdes Mônaco, de 67 anos, declarou que não sente o peso da idade. “Faço dança, ginástica, participo dos bailes com meu marido e conheço muitas pessoas nos CISEs. Estou na terceira idade, mas sinto que rejuvenesci após iniciar as aulas. Para ter uma vida ativa, é preciso ter alegria e se envolver em coisas boas para não deixar o tempo simplesmente passar”, ponderou.

Mês do idoso – Em São Caetano, outubro ficou marcado por uma série de ações em comemoração ao mês do idoso. Diversas intervenções artísticas, palestras, passeios e a reinauguração da piscina revitalizada do Centro Integrado de Saúde e Educação (CISE) João Nicolau Braido completaram as festividades.