Caminhada marca Campanha de Prevenção à Dengue em SBC

Uma caminhada realizada na manhã desta segunda-feira (18) marcou o lançamento da campanha de intensificação das ações de prevenção e combate à dengue da Prefeitura de São Bernardo do Campo. Estiveram presentes cerca de 150 pessoas, entre agentes comunitários e outros profissionais da saúde. A caminhada teve início no Paço Municipal e se dirigiu para o núcleo do DER, no Centro.

Durante a atividade, os participantes distribuíram panfletos com informações sobre a doença, transmitida pela picada do Aedes Aegypti. Para ajudar na conscientização, alguns agentes desfilaram fantasiados do mosquito.

“A caminhada teve o objetivo de chamar a atenção da comunidade para as formas de controle da doença. O trabalho de prevenção será intensificado durante o período das chuvas de verão, mas durante o ano todo os agentes comunitários de saúde conscientizam a população para impedir a proliferação do Aedes Aegypti”, destacou o veterinário Paulo Francisco Toledo dos Santos, um dos coordenadores da campanha.

Ao longo do verão, as equipes de combate à dengue da Prefeitura passarão de casa em casa para orientar os moradores sobre a necessidade de impedir a ocorrência de água parada, ambiente onde o mosquito se reproduz. Cerca de mil pessoas, entre agentes comunitários de saúde e do Centro de Controle de Zoonoses, participarão da campanha.

De acordo com Santos, algumas das medidas que as famílias podem tomar para ajudar na prevenção são vedar caixas d´água, retirar água dos pratos dos vasos de plantas, trocar com frequência a água dos recipientes dos animais e limpar as calhas das casas. 

Como parte da campanha, está programada a intensificação da distribuição de panfletos informativos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi). Também haverá a distribuição do jogo Mico-dengue, espécie de baralho que tem como tema a dengue e as ações que previnem a doença.