Agência e SEBRAE prorrogam o projeto ABC Inovação para atender mais 50 empresas

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O projeto ABC Inovação, que tem o objetivo de aumentar o nível de competitividade das empresas, foi prorrogado até dezembro deste ano em convênio entre a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e o SEBRAE. As adesões estão abertas para mais 50 vagas para micro e pequenas empresas dos setores metalmecânico e plástico da região.

 “A possibilidade de novas empresas entrarem no projeto amplia a competitividade e a capacidade de inovação, o que beneficia toda a região. As consultorias são personalizadas e vão até o empresário, além dos recursos oferecidos que possibilitam a evolução do negócio”, disse o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.

 Desde junho de 2011, foram atendidas 410 empresas em mais de 20 mil horas de consultorias especializadas, que trabalham para incorporar a cultura de inovação em todos os aspectos. Para isso, cada empresa passa por 60 horas de consultorias personalizadas divididas em três tópicos: Gestão Administrativa e Financeira, Vendas e Marketing e Processo Produtivo. Os consultores vão até as empresas, que podem agendar as horas de consultorias de acordo com a disponibilidade do empresário.  

 Entre os benefícios para as empresas participantes estão o aprimoramento das técnicas de gestão, auxílio na redução de custos, acesso a novas tecnologias, melhora do desempenho produtivo, alcance de novos mercados e ampliação da rede de contatos.

 Apoio tecnológico – As empresas do projeto que necessitarem de consultoria mais específica em tecnologia podem contar com o apoio financeiro do ABC Inovação de até R$ 5 mil, com contrapartida de 20% da empresa. Entre os serviços que podem ser contratados estão implantação de ISO 9001, certificação e recertificação, registro de marcas e patentes, aferição de instrumentos de medição e calibração de equipamentos. Até agora, 50 empresas receberam a consultoria tecnológica e mais dez estão em andamento.

 É o caso da Jojafer Indústria e Comércio, de Santo André, que recebeu as consultorias e o apoio tecnológico do projeto. “A empresa era familiar e as consultorias ajudaram a profissionalizar e fazer o trabalho da maneira mais correta. Mudamos o processo para aumentar a produtividade e melhorar o atendimento ao cliente. Também implantamos a ISO 9001 para conquistar clientes maiores que só trabalham com empresas certificadas”, contou Leandro Jacob.

 Para o sócio da Thermocom, Fernando Hiroshi, de São Bernardo, a diferença do projeto esteve nas consultorias práticas. “Conseguimos aplicar muita coisa do que aprendemos na fábrica, diferente de outros cursos que ficam muito na teoria. Fizemos a adequação na ordem de produção e no controle, implantamos planilhas para fazer a formação de preços e não ter prejuízos na hora da venda e o marketing auxiliou na parte de vendas e no contato com os clientes”, afirmou.

 Os empresários que tiverem interesse em participar do projeto podem entrar em contato com a Agência pelo telefone 4433-7352.

 

 

 

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