WhatsApp ou WhatsApp Business: entenda qual é a melhor opção para o seu negócio?

O WhatsApp se tornou a principal ferramenta de comunicação entre pessoas e isso fez com que empresas do mundo todo também se interessam em usar esse meio de comunicação para se relacionar com seus clientes. Mas o que usar para isso: WhatsApp ou WhatsApp Business?

Todo mundo conhece o WhatsApp, mas e o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma solução criada para as empresas tornarem sua comunicação mais simples e eficiente.

Existem dois modelos de WhatsApp Business: o WhatsApp App e o WhatsApp Business API, além do modelo tradicional, o WhatsApp.

O que é WhatsApp Business?
Antes de falarmos sobre escolher Whatsapp ou Whatsapp Business e sobre qual a diferença do Whatsapp Business para o formato que usamos para conversar com nossos amigos e familiares, vamos entender o que é Whatsapp Business App e Whatsapp Business API.

Whatsapp Business App
O Whatsapp Business App é um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente no celular de qualquer pessoa.

É ideal para pequenas empresas se relacionarem com seus clientes.

O app funciona e tem os mesmos recursos do aplicativo usado comumente por pessoas comuns, entretanto algumas funcionalidades oferecem muitos benefícios para empresas de pequeno porte.

Um dos principais atributos dessa ferramenta é a capacidade de criar mensagens automatizadas que respondam seus clientes de maneira rápida e eficiente.

Em geral são mensagens padrões que informam sobre horários de funcionamento, endereço ou mensagens de boas vindas.

Você pode enviar mensagens, fotos e vídeos para seus clientes, entretanto, além disso é possível cadastrar suas informações profissionais para dar segurança aos clientes que se relacionam com o seu canal.

É possível compartilhar informações do negócio, como site e endereço, entre outros dados que são relevantes para seus contatos.

A ferramenta também oferece acesso a estatísticas sobre respostas e visualizações do conteúdo enviado.

Whatsapp Business API
O WhatsApp Business API tem como público alvo gestores de médias e grandes empresas que possuem em amplo fluxo de atendimento e precisam atender seus clientes com rapidez e eficácia.

O WhatsApp Business API permite a criação de chatbots, que são softwares usados dentro de aplicativos de comunicação e permitem a automação completa da comunicação. Resumindo, são como robôs que interagem com clientes e funcionam dentro de aplicativos como o Facebook Messenger e, mais recentemente, o WhatsApp.

Os chatbots são muito usados para:

atendimento;
suporte;
marketing;
vendas.
Empresas como Pontofrio, Casas Bahia e Localiza são exemplos do uso de chatbot o WhatsApp para atendimento de seus clientes e ações de marketing.

Além disso para ter acesso ao WhatsApp Business API o processo é um pouco mais complexo e você vai precisar acionar um provedor de serviços autorizado do WhatsApp.

Whatsapp ou Whatsapp Business
Agora que você já conhece o que é o WhatsApp Business, seus tipos e principais funções, fica mais fácil responder a pergunta: WhatsApp ou WhatsApp Business, qual é o ideal para meu negócio?

O WhatsApp Business possui funcionalidades especiais que permitem que sua empresa crie um bom relacionamento com os cliente, respondendo rapidamente às suas expectativas e necessidades.

Isso torna a ferramenta uma boa opção para automação de conversas e classificação de mensagens, o que permite melhor qualificação de leads.

Isso tudo torna o WhastApp Business uma nova forma de:

se comunicar com os clientes;
prospectar;
atendimento;
engajamento de usuários.
Empresas pequenas podem aproveitar o WhatsApp ou WhatsApp Business App de maneira gratuita para otimizar e oferecer um bom atendimento aos clientes.

Além disso é uma forma eficaz de fidelizar clientes. Por meio do canal é possível enviar mensagens com conteúdos relevantes, informações e atualizações de seu serviço ou produto.

O WhatsApp Business já tem 5 milhões de usuários e além de ser bastante útil para estreitar relacionamentos e fidelizar cliente, a ferramenta é útil para que deseja vender mais.

Em suma, entre os benefícios de adotar o WhatsApp Business estão:

maior alcance: com a plataforma você estará onde seus clientes estão;
ampliar as opções de canais de comunicação;
torna a comunicação mais simples, pois permite que o cliente responda quando puder, diferente de uma ligação que interrompe as atividades do seu consumidor e é mais intrusiva;
credibilidade com a sua marca verificada dentro do maior canal de comunicação do mundo (falaremos mais sobre esse aspecto, a seguir);
escalabilidade de atendimento, afinal você reúne atendimento automatizado e humano em um mesmo sistema, dando respostas a seus clientes quando precisam ao mesmo tempo que aumenta a capacidade de atender a um número maior de clientes ao mesmo tempo;
melhora a experiência do seu cliente com a sua marca.
Como você pode perceber nesta análise sobre Whatsapp ou Whatsapp Business, a segunda opção é o que você precisava para atender melhor aos seus clientes e ampliar sua possibilidade de vendas.

No vídeo abaixo você confere um guia prático das funcionalidades do WhatsApp Business e verifica todos os atributos oferecidos! Se você quer incluir esse sistema nas estratégias da sua empresa, vídeo é obrigatório!