Visitas monitoradas ao Estoril estão com datas fechadas até o fim do ano

ARTICLE TOP AD

O Parque Natural Municipal Estoril, em São Bernardo do Campo, oferece programa de visitas monitoradas gratuitas para estudantes de escolas das redes municipal, estadual e particular, e também para grupos de moradores, como da terceira idade. As atividades levam em consideração a faixa etária dos visitantes e incluem vivências na natureza, jogos cooperativos e contação de histórias, entre outras. Os grupos devem ter de 10 a 40 pessoas, mas a agenda deste ano já está completa.
As visitas, que ocorrem às segundas e quartas-feiras, em dois períodos – das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30 -, têm como objetivo proporcionar maior contato com a natureza, despertar o interesse dos visitantes para a riqueza da fauna e flora da Mata Atlântica, passar informações e incentivar a reflexão com relação às questões socioambientais, de forma lúdica e divertida.
Nesta quarta-feira (10), grupo de 16 participantes do Centro de Referência ao Idoso (CRI) esteve no parque para atividades como bingo ambiental, caminhada e vivência ambiental – na qual são testados sentidos como visão e audição –, além de passeio pelo Zoológico do Estoril.
Para o aposentado Antonio Avelino Bonora, a iniciativa da Prefeitura é boa oportunidade de poder aproveitar a paz e o silêncio que o parque proporciona. “Além disso, nos desperta a responsabilidade da preservação da natureza e, neste momento, principalmente o cuidado redobrado com a água”, destacou.
Bonora, que trabalhou como permissionário no Estoril há cerca de 20 anos, ressaltou que o passeio pelo parque proporciona bem estar ao visitante. “Esse contato com a natureza nos ajuda muito. Saímos daqui mais animados e dispostos”, disse.
Até o fim deste ano, cerca de 5 mil pessoas deverão participar do projeto. “As visitas funcionam como complemento de temas que os professores trabalham na sala de aula, como sustentabilidade, reciclagem, fauna e flora, além de servir como instrumento para aproximar o munícipe do meio ambiente da nossa cidade”, destacou a diretora de Gestão Ambiental da Secretaria de Gestão Ambiental.
O agendamento de visitas para 2015 será aberto em março, e as inscrições para as escolas e grupos interessados podem ser feitas por meio do telefone 4367-6461.

ARTICLE BOTTOM AD