ARTICLE TOP AD
Encontro foi organizado após Vigilância Sanitária encontrar problemas em consultórios, como materiais não esterilizados corretamente
Com objetivo de discutir ações e formas de prevenção que sirvam de base para novas práticas no atendimento odontológico, o Departamento de Proteção à Saúde e Vigilância da Prefeitura de São Bernardo do Campo promoveu o encontro “Boas Práticas de Funcionamento em Estabelecimentos Odontológicos”. O evento foi realizado nesta quarta-feira (13), no Teatro Martins Pena, e contou com a presença de dentistas e representantes de clínicas odontológicas da cidad e.
A ideia de fazer o encontro surgiu depois que fiscais da Vigilância Sanitária constataram que 100% dos consultórios fiscalizados apresentavam riscos de biossegurança. Em uma amostragem foram vistoriados 36 estabelecimentos durante 2013. “São materiais que não são esterilizados corretamente, por exemplo, e podem transmitir doenças, como hepatite C”, explicou a chefe de divisão de Vigilância Sanitária Ângela Simonetti.
Outro problema encontrado pelos fiscais foi a falta de uso, ou inexistência, da proteção do avental e protetor de tireoide para radiografias de pacientes. Além de casos da falta de laudo sobre calibragem dos equipamentos de raios X. A Vigilância a Saúde conta com 800 clínicas e consultórios cadastrados.
Ângela explicou que a ideia é orientar os dentistas sobre as adequações que devem ser feitas nos consultórios e clínicas odontológicas, para que em futuras inspeções os locais já estejam adequados.
ARTICLE BOTTOM AD