Vigilância de S.Bernardo reúne dentistas para orientar sobre prevenção de riscos

ARTICLE TOP AD
 
 
Encontro foi organizado após Vigilância Sanitária encontrar problemas em consultórios, como materiais não esterilizados corretamente
Com objetivo de discutir ações e formas de prevenção que sirvam de base para novas práticas no atendimento odontológico, o Departamento de Proteção à Saúde e Vigilância da Prefeitura de São Bernardo do Campo promoveu o encontro “Boas Práticas de Funcionamento em Estabelecimentos Odontológicos”. O evento foi realizado nesta quarta-feira (13), no Teatro Martins Pena, e contou com a presença de dentistas e representantes de clínicas odontológicas da cidad e.
A ideia de fazer o encontro surgiu depois que fiscais da Vigilância Sanitária constataram que 100% dos consultórios fiscalizados apresentavam riscos de biossegurança. Em uma amostragem foram vistoriados 36 estabelecimentos durante 2013. “São materiais que não são esterilizados corretamente, por exemplo, e podem transmitir doenças, como hepatite C”, explicou a chefe de divisão de Vigilância Sanitária Ângela Simonetti.
Outro problema encontrado pelos fiscais foi a falta de uso, ou inexistência, da proteção do avental e protetor de tireoide para radiografias de pacientes. Além de casos da falta de laudo sobre calibragem dos equipamentos de raios X. A Vigilância a Saúde conta com 800 clínicas e consultórios cadastrados.
Ângela explicou que a ideia é orientar os dentistas sobre as adequações que devem ser feitas nos consultórios e clínicas odontológicas, para que em futuras inspeções os locais já estejam adequados.
 

ARTICLE BOTTOM AD