A maior parte dos registros se refere a furtos, tentativas de furtos, roubos e acidentes de trânsito; câmeras permitiram ação rápida da Guarda Municipal
As câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos da cidade registraram em janeiro 70 ocorrências, que foram solucionadas graças à agilidade permitida pela Central de Videomonitoramento. Assim que uma suspeita ou ação criminal em curso é detectada por uma das câmeras, o operador aciona a viatura da Guarda Civil Municipal mais próxima da área. A supervisão do videomonitoramento é feita pela Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária (S.S.U.C).
A Central é o local onde estão instalados os computadores que recebem os dados do mapeamento das áreas de grande movimentação de pessoas, regiões bancárias, praças, avenidas de entrada e de saída da cidade, onde guardas municipais monitoram 24 horas por dia as regiões de abrangência das câmeras.
Entre as ocorrências que foram captadas e solucionadas pelo sistema de monitoramento estão: roubo, furto qualificado,vandalismo, apreensão de veículos e acidentes de trânsito. A região central da cidade é a que detém maior número de ocorrências. O objetivo da S.S.U.C é o de ampliar o sistema de videomonitoramento e prevenir ainda mais os delitos. “Com o aumento de nosso poder de fiscalização eletrônica, poderemos inibir a ação dos criminosos”, afirma o secretário da Pasta, José Luiz Martins Navarro.
O trabalho realizado em conjunto com as demais forças de segurança, e a aprovação da Lei 13.022/14, deu mais investidura às Guardas Municipais, a Central de Videomonitoramento tornou-se importante instrumento no combate à criminalidade.
A Secretaria também coloca à disposição dos munícipes, imagens de seu sistema de videomonitoramento. Caso algum cidadão se envolva em incidentes, poderá solicitar a filmagem para anexar ao processo judicial.
Em casos como sequestro relâmpago, assaltos ou acidentes de trânsito, a vítima deverá se dirigir à Praça de Atendimento da Prefeitura e dar entrada em um processo administrativo, solicitando às imagens que podem ter sido captadas pelos equipamentos. Para isso, deve juntar cópia de documento de identificação e Boletim de Ocorrência.
As imagens ficam disponíveis na Central de Videomonitoramento, caso algum munícipe necessite deve entrar com pedido, no máximo 15, após o ocorrido. Se as câmeras flagrarem o incidente, as imagens serão disponibilizadas mediante apresentação de mídia para gravação. Atualmente, Santo André possui 44 câmeras de segurança. Além disso, o DET (Departamento de Engenharia e Tráfego) oferece mais 14 equipamentos. Todas as câmeras ficam ligadas 24 horas a fim de garantir maior segurança à população.