Há muito tempo os carros já funcionam como uma das máquinas mais importantes para os brasileiros. Encurtando distâncias para levá-los mais longe, seja da casa para as suas obrigações diárias ou até mesmo para seus momentos de lazer, já é comum dizer que o carro é como um integrante da família, uma vez que – assim como tem sua importância, também exige certos cuidados e planejamento.
Antes de uma viagem, por exemplo, é muito importante que o seu carro passe por uma revisão completa para se assegurar que você não ficará na mão durante o meio do caminho e que ele garanta a segurança de você e toda a sua família durante o trajeto.
O que é uma revisão no carro
A revisão de um carro nada mais é do que o check-up de sua “saúde”. Ali é feita uma verificação completa de tudo o que envolve o bom funcionamento do veículo, permitindo que ele tenha um bom desempenho nos mais diversos ambientes, trazendo maior conforto e segurança.
Além de ser importante para proteger a vida das pessoas garantindo seu bom funcionamento, uma revisão periódica e frequente do veículo, seja ele seminovo ou novo, também pode prevenir o desgaste de diversas peças do automóvel, poupando tempo, dinheiro e ficando longe de problemas!
Escolhendo onde fazer a revisão
Muitas pessoas ficam com receio de levarem seus veículos para fazer uma revisão em qualquer lugar. Isso é bastante prudente, uma vez que este procedimento deve ser feito por uma bom profissional, que procurará por defeitos nas partes mais importantes do veículo e não apenas uma chance de fazer mais dinheiro com serviços que não são necessários.
Por isso, se você não possui ainda um mecânico de sua confiança, vale procurar a concessionária da marca do veículo e solicitar uma revisão. Faça isso com antecedência, pois é comum que esses lugares tenham uma longa fila de espera. Ao fazer isso diretamente com a concessionária, além de verificar todas as peças, eles também irão analisar o funcionamento de todos os sistemas, garantindo que até as partes mais triviais do seu veículo estejam de acordo com o projeto.
Se isso não for possível, é indicado sempre pedir dicas para pessoas de sua confiança sobre quais são os melhores lugares para pedir a revisão de seu automóvel. Quando a garantia de seu veículo não está mais em vigência, esta é também a opção que costuma sair mais em conta.
O que deve ser analisado na revisão
Água do radiador
Necessário ser verificado periodicamente. A consequência da falta de água no radiador pode levar ao superaquecimento do motor e causar danos graves. A água deve estar próxima do nível máximo. Isso deve ser feito quando o motor já estiver frio, resguardando a segurança do mecânico.
Nível do óleo do motor
Um dos pontos mais essenciais para revisão. Se o óleo não estiver na quantidade ideal, ele pode causar alguns danos ao motor. A vareta utilizada para a verificação já está junto ao motor, deve ser usada regularmente. Também é importante que isso seja feito quando o motor estiver frio, pois a análise será mais precisa.
Filtro de combustível
Responsável por fazer a filtragem de todo o combustível que o automóvel queima, é importante que ele seja trocado a pelo menos 15 mil km, ou a bomba de combustível pode ser danificada.
Filtro de ar
Sua principal função é limpar o ar que vai para dentro do motor. Assim como o filtro de combustível, ele também deve ser trocado a cada 15 mil km, garantindo que tanto o motor quanto o óleo tenham uma vida mais prolongada.
Filtro do ar condicionado
Neste caso, a troca do filtro está diretamente ligado à sua saúde, uma vez que ele é o responsável por purificar o ar que deve circular dentro do veículo. É muito importante que ele não acumule fungos e bactérias.
Luzes
Fáceis de serem notadas, elas devem ser trocadas assim que apresentarem algum problema, uma vez que todas devem estar em perfeito funcionamento.
Pneus
Os pneus garantem o contato com o solo de uma maneira segura, oferecendo as condições perfeitas de dirigir nos mais diversos tipos de solo, seja nos ambientes urbanos ou nas estradas. Procurar o modelo certo de pneu, além de trocar aqueles que já estão carecas, é uma obrigatoriedade. Veja aqui alguns modelos.
Freios
Qualquer alteração ao pisar nos freios deve ser analisada com atenção e levada até um profissional. Isso pode indicar uma anomalia referente às pastilhas, ou discos ou ainda os fluidos, sendo necessário colocar peças novas.
Alinhamento do carro
O alinhamento de um automóvel é muito importante, pois evita o desgaste desnecessário dos pneus, mantendo-o mais estável. É indicado que seja feito a cada 10 mil km, pelo menos.
Parte elétrica
Para fazer com que sua revisão seja completa, não deixe de verificar também a parte elétrica. Bateria, motor de arranque, alternador e todos os fusíveis devem ser testados e trocados se necessário, garantindo uma viagem muito mais tranquila.