Vaga temporária&#63 Saiba seus direitos

ARTICLE TOP AD

Vaga temporária? Saiba seus direitos

Se você optou por uma vaga temporária, que sempre oferece ao trabalhador uma alternativa para geração de renda, saiba que é preciso ficar atento às leis para um contrato correto. A legislação mudou com a reforma trabalhista, mas vale ressaltar que o profissional temporário tem os mesmos direitos daquele que for efetivado na empresa, ou seja, salário equivalente ao da categoria, hora extra, jornada equivalente, repouso semanal remunerado, adicional por trabalho noturno (se for o caso), seguro acidente de trabalho, férias e 13º salário proporcionais, além de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e contribuição previdenciária.

O trabalho temporário, após a reforma, tem uma mudança nas regras. Antes, a norma era que esse tipo de contrato deveria ter validade de três meses. Agora, ele pode ser de 180 dias. Passado esse prazo, se as condições que levaram à contratação temporária permanecerem, ele pode ser prorrogado por mais 90 dias.

Historicamente, o comércio é o setor que mais oferece oportunidades de trabalho temporário, especialmente em lojas de vestuário e/ou calçados, supermercados, shoppings, entre outros estabelecimentos. Contudo, se este ramo não for o seu forte, não desanime. Empregos temporários também surgem na indústria e no setor de serviços, principalmente nas áreas de eventos, transportes e hospedagem.

Ao contrário do que muitos pensam, não há um período ideal para conseguir um emprego temporário. No Brasil, temos muitas datas festivas, que movimentam o mercado de trabalho durante praticamente o ano inteiro. Se no primeiro semestre temos a Páscoa, Carnaval e o Dia das Mães para conquistar uma vaga com prazo determinado, após os primeiros seis primeiros meses do ano, novas oportunidades surgem com o Dia dos Pais, Dia das Crianças e festas de fim de ano, como o Natal e Réveillon.

ARTICLE BOTTOM AD