Criado em 2011 por iniciativa do Governo Federal para democratizar e ampliar o acesso aos cursos de educação profissional e tecnológica no Brasil, o Pronatec procura gerar novas oportunidades e oferecer ensino de qualidade aos brasileiros. Podendo participar qualquer pessoa que tenha completado o Ensino Médio, o programa prioriza os alunos formados na rede pública ou aqueles que estudaram em instituição privada com 100% de bolsa.
Como forma de expandir o alcance do ensino técnico profissionalizante, as escolas técnicas federais aumentaram a oferta de vagas e fizeram parcerias com entidades nos serviços nacionais de aprendizagem, como o SENAC, SENAI, SENAR e SENAT.
Para pessoas de baixa renda terem a oportunidade de ingressar em instituições privadas de ensino técnico, o Pronatec passou a disponibilizar o Bolsa Formação. São três modalidades de curso que o projeto oferece. Na primeira, é possível quem já concluiu o ensino médio fazer um curso técnico com duração de um ano. Na segunda, os alunos matriculados no segundo ou terceiro ano do ensino médio podem cursar técnico de, no mínimo, um ano de duração e, na terceira, os trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, têm a chance de realizar a Formação Inicial e Continuada ou de qualificação profissional.
Benefícios da formação técnica
A conclusão rápida do curso, que pode levar até dois anos, é uma das grandes vantagens da formação técnica. Além disso, a pessoa pode conseguir um estágio antes de se formar, uma vez que o mercado de trabalho precisa de mão de obra qualificada.
O curso técnico também aprofunda o conhecimento na área escolhida (com foco no ensino prático da profissão) e proporciona mais oportunidades de emprego e melhores salários. Em algumas regiões do país e dependendo da área de atuação, existem mais ofertas de trabalho dos que profissionais adequados para a vaga, por exemplo.