Levantamento aponta que mais de 53% da população do estado não votaria em Lula em hipótese alguma para a eleição presidencial de 2026
Tarcísio de Freitas, atual governador do estado de São Paulo, lidera pesquisa de intenção de voto para 1º turno da eleição estadual paulista e vence em todos os cenários traçados para 2º turno. É o que mostra “Avaliação Estadual – São Paulo”, levantamento realizado pela Futura Inteligência, empresa da Apex Partners, com 1.000 eleitores de SP, entre os dias 5 e 9 de abril.
De acordo com a pesquisa, Tarcísio de Freitas lidera no 1º turno com 38,7% das intenções de voto, seguido de Fernando Haddad (20,2%), Geraldo Alckmin (16,1%), Pablo Marçal (13,4%) e Paulo Serra (1,9%). Em todas as simulações de 2º turno que incluem Tarcísio, o atual governador vence com mais de 51%.
Nos cenários traçados para a eleição federal, Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro são os favoritos entre os eleitores do estado de São Paulo. Em uma das simulações, Bolsonaro recebe mais de 41% das intenções de voto contra o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (29,5%), Ratinho Júnior (8%) e Ronaldo Caiado (2,8%).
No cenário que desconsidera Bolsonaro e incluí Michelle, ela concentra 37% dos votos, a frente de Lula (27,8%), Ratinho Júnior (13,2%) e Ronaldo Caiado (5,4%).
Avaliação dos governos
O levantamento também mostra que Lula tem um índice de aprovação baixo no estado de São Paulo, de apenas 37%, enquanto o governo estadual é bem avaliado por mais de 51% da população. Apesar disso, o percentual caiu mais de 6% em relação a dezembro de 2024.
O mesmo aconteceu com o índice de aprovação pessoal do governador, que caiu mais de 4%, embora siga bastante expressivo, chegando a quase 67%.