Sistema de integração de Semáforos em Santo André

ARTICLE TOP AD

Já está em funcionamento em Santo André, na Grande São Paulo, um sistema de integração de semáforos. O objetivo é agilizar o atendimento médico em caso de acidentes e otimizar o trânsito na cidade.

Segundo a Prefeitura de Santo André, o modelo é inspirado em iniciativas como as de Barcelona. E aposta na tecnologia para garantir mais agilidade, precisão e segurança no atendimento pré-hospitalar.

A iniciativa combina duas ferramentas para a operação. De um lado, a rede de semáforos inteligentes – batizada de Onda Verde – identifica a aproximação de ambulâncias por GPS e abre automaticamente os sinais de trânsito.

Do outro, o novo serviço de atendimento médico por videochamada permite que o médico regulador, ainda da central do SAMU, avalie a gravidade da ocorrência. Todo esse trabalho é feito antes mesmo da chegada da equipe ao local.

Com quase 750 mil habitantes, Santo André se tornou a primeira cidade do Brasil a operar, de forma integrada, semáforos inteligentes e atendimento médico do SAMU. A rede semafórica da cidade conta com 427 cruzamentos, sendo 381 sob gestão da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Desses, 143 já têm conexão com o Centro de Operações Integradas e 82 funcionam com autorregulação de acordo com o fluxo viário. A meta da Prefeitura é dobrar esse número até 2028.

Fonte: Radio bandeirantes

ARTICLE BOTTOM AD