Em meados da década de 1920, surgia a tecnologia de sinal analógico na rede mundial de televisão. Um grande avanço para a época, que permitiu iniciar a era televisiva em que vivemos.
No Brasil, a primeira transmissão ocorreu no ano de 1950, que surgiu como primeiro passo para o aparecimento de novas emissoras. Porém, a tecnologia analógica se tornou obsoleta, sendo substituída por novos sistemas com maior qualidade de imagem e som.
Nesse contexto, o Brasil finaliza esse tipo de sinal em várias cidades, promovendo as tecnologias mais novas em prol do desenvolvimento da televisão, Cabe ressaltar que elas já eram amplamente utilizadas pela transmissão a cabo.
Continue assistindo seus canais favoritos
O fim do sinal analógico não significa o fim da televisão; ao contrário, é possível continuar assistindo aos melhores programas e canais com muito mais qualidade. O sinal digital é o sucessor, e para utilizá-lo, é necessária uma TV com tecnologia digital ou ter um conversor de sinal.
A grande diferença entre o sinal analógico e o digital se dá pelo fato de que o primeiro é um sinal contínuo, o que acarreta em uma faixa de frequência muito grande e, consequentemente, de baixa confiança.
Já o sinal digital possui valores de frequência descontínuos, seja no tempo, seja na amplitude em que são emitidos. Isso promove maior qualidade tanto no envio quanto na recepção do sinal.
A tecnologia digital também proporcionou outra evolução em termos de qualidade de imagem e som: a TV HD. Ou seja, um sinal digital desenvolvido em alta definição para transmitir os canais produzidos com essa tecnologia.
Qualidade de imagem e conteúdo para assistir
O sinal digital é um grande avanço para a qualidade de imagem, mas para aproveitar da melhor forma possível, faz-se necessária uma programação de qualidade que atenda o máximo de preferências possíveis.
Para isso, existem as operadoras de TV a cabo que distribuem vários canais exclusivos fazendo uso do sinal digital e da tecnologia HD. A opção dos canais a cabo traz maior variedade para a programação da TV brasileira. Dentre elas:
- Filmes: uma gama de possibilidades nos diversos gêneros, passando por terror, comédia, ação e até drama. A maioria desses canais já é transmitida em HD;
- Noticiários: vários canais se propõem a noticiar o que acontece no Brasil e no mundo, sendo que a abrangência dos noticiários a cabo é muito maior em comparação aos programas da TV aberta;
- Séries: outra opção de entretenimento são os canais de séries, que transmitem os seriados mais populares da atualidade, promovendo conteúdo para todos os tipos de preferência;
- Variedades: quadros de comédia, talk shows, culinária, entre outros.