Shopping ABC zera emissão de carbono de energia elétrica e recebe certificado internacional

ARTICLE TOP AD

Empreendimento consumiu 100% de energia limpa em 2023

Em mais um ano, o Shopping ABC, um dos principais centros de compras da região, é certificado internacionalmente por estabelecer o consumo de 100% de energia elétrica (renovável), concretizado pelo chamado Selo Energia Limpa, em 2023. O empreendimento zerou a emissão de carbono proveniente da energia elétrica fortalecendo seu compromisso com a sustentabilidade.

O Certificado Internacional I-REC Standard reconhece que 100% da energia consumida pelo shopping é proveniente de fontes renováveis, como é o caso da eólica – que transforma a energia do vento em energia útil. Com essa conquista, estima-se que o Shopping ABC reduziu em 599 toneladas a emissão de carbono, além de representar o plantio de mais de 4.191 mil árvores.

“A certificação reforça que estamos no caminho certo de ser um shopping sustentável e preocupado com o meio ambiente. Nossas ações engajam tanto clientes quanto lojistas e parceiros, então é um compromisso de todos fazer um pouco, todos os dias, para ajudar o planeta”, comenta a gerente de marketing do Shopping ABC, Flavia Tegão.

Entre as ações socioambientais de destaque do empreendimento está o projeto de “Gestão de Resíduos”, que incentiva o descarte consciente. Em continuidade ao processo, ainda inclui o gerenciamento de resíduos na doca (área de carga e descarga), bem como a homologação das disposições de resíduos e checagem ambiental, para acompanhar se o composto orgânico está sendo reaproveitado de forma adequada.

Para se ter uma ideia, acompanhando esse trabalho de descarte correto de restos e preparos de alimentos, por meio de uma ‘composteira’, instalada dentro do empreendimento, o equipamento consegue reaproveitar alimentos descartados para virarem adubos, que são, inclusive, disponibilizados para clientes e lojistas do shopping. A média de reaproveitamento de alimentos descartados gira em torno de 14 toneladas por mês.

“O centro de compras também possui ponto de coleta de lacre de latinhas de alumínio que são destinadas para doação e disponibiliza a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), sendo possível tratar mais de 6 mil m³ de esgoto gerado mensalmente pelo empreendimento. A água tratada é reutilizada em bacias e mictórios, jardins, equipamentos e ar-condicionado”, completa Flavia.

Além disso, o shopping oferece a Horta Colaborativa, carregador para carros elétricos, duas mini usinas fotovoltaica, reciclagem de bituca de cigarro, bicicletário, Espaço da Circularidade e a Ecoloja, que disponibiliza os adubos aos clientes e recolhe também resíduos não perigosos como pilhas e baterias, tubo de aerossol, cápsulas de café, eletrônicos e medicamentos, encaminhando também para a reciclagem.

ARTICLE BOTTOM AD