“O Programa de Saúde Digital Paulista amplia a oferta de serviços ao cidadão do estado por meio do uso de tecnologia. Ele aproxima a Saúde do cidadão e é mais eficiente com o cuidado, evitando deslocamentos desnecessários. Pessoas que não precisariam estar em uma unidade de pronto atendimento podem ter as suas questões de saúde resolvidas por meio de uma teleconsulta”, explica Balestrin.
Participar ou não de uma teleconsulta é uma escolha do paciente. Ele decide qual modalidade atenda melhor às suas necessidades.
TeleAPS
Uma das iniciativas do Programa Saúde Digital Paulista é a TeleAPS, atendimento remoto na Atenção Primária. Atualmente, presente em 60 Unidades Básicas de Saúde foram realizados mais de 33 mil teleatendimentos, que beneficiaram mais de 20 mil pacientes em todo o estado.
AME+ Digital
Na atenção especializada o AME+ Digital são ofertadas consultas em 14 especialidades médicas agendadas através da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross). Desde então realizado mais de 5 mil teleatendimentos com resolutividade maior que 85%.
TeleUTI
O modelo oferece suporte remoto a equipes multiprofissionais que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) elegíveis para a iniciativa.
Hoje com 19 hospitais em operação, o Tele UTI já atendeu mais de 2 mil pacientes em todo o estado com mais de 12 mil discussões.
TeleSAP
Por meio de teleatendimentos a população privada de liberdade é assistida na ampliação do acesso à saúde, dentro das unidades prisionais (UPs), reduzindo a necessidade de deslocamentos para atendimentos fora das UPs. Presente em 68 unidades prisionais do estado, a iniciativa TeleSAP já realizou mais de 27 mil atendimentos a mais de 20 mil pacientes.