São Caetano registra queda acentuada dos principais indicadores criminais

ARTICLE TOP AD

Cada vez mais São Caetano do Sul vai se consolidando como uma cidade segura. De acordo com números divulgados pelo governo do Estado quinta-feira (25/2), a cidade registrou queda em todas as principais modalidades de crime em janeiro deste ano, comparando com o mesmo mês de 2015. Foi a segunda queda consecutiva expressiva no período, já que os indicadores já haviam registrado forte retração em janeiro do ano passado com relação ao primeiro mês de 2014.

No comparativo de janeiro de 2016 com o mesmo mês de 2015, os furtos de veículos despencaram 48,3% (de 58 para 30 casos); os roubos de veículos caíram 39,1% (46 para 28); os roubos de outros bens ou pertences recuaram 39,8% (93 para 56); os furtos de outros bens e pertences retrocederam 29,5% (129 para 91); e os homicídios baixaram de 2 para 1.

Os dados fazem de São Caetano a única cidade da região a registrar queda nos roubos em janeiro. Em todo o Grande ABC, houve aumento de 15,5% neste tipo de ocorrência (de 2.275 para 2.629 casos).

Esta realidade mais uma vez traduz o êxito do Programa Cidade Segura, lançado pelo prefeito Paulo Pinheiro em abril de 2014 e que concentra o maior pacote de investimentos da história de São Caetano no setor, entre obras, aparelhamento e execução de programas estratégicos. Os indicadores criminais têm registrado queda constante no município desde que as primeiras destas ações entraram em vigor.

“Temos coragem e ousadia para enfrentar os criminosos. Com os investimentos, a execução de ações estratégicas e a integração das forças de segurança, a violência tem caído mês a mês em São Caetano”, afirma Paulo Pinheiro. “A população já sente esta melhora e pode caminhar com mais tranquilidade pela cidade. Não descansaremos enquanto houver ocorrência.”

Entre as ações inovadoras no combate ao crime na cidade, está a ampliação dos efetivos da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal por meio da Atividade Delegada e da Atividade Diferenciada, respectivamente. Nestes programas, a Prefeitura paga para que policiais e guardas atuem em dias de folga.

O projeto da GCM, pioneiro no País, possibilitou que todas as bases de Segurança de São Caetano passassem a funcionar 24 horas por dia. Além disso, o Canil da corporação foi transferido para a divisa com a Capital, inibindo ações delituosas na área que servia de rota de fuga de criminosos.

Na parte estrutural, Paulo Pinheiro entregou 50 viaturas 0km para a GCM e outras três para a PM, corporação do Estado. Também há operações periódicas em conjunto com a Polícia Civil e a Polícia Militar para fechar o cerco aos criminosos.

Confira o histórico da queda dos crimes contra o patrimônio em São Caetano do Sul:

Janeiro de 2016:
Roubo – 56
Roubo de veículos – 28
Furto – 91
Furto de Veículos – 30

Janeiro de 2015:
Roubo – 93
Roubo de veículos – 46
Furto – 129
Furto de Veículos – 58 

Janeiro de 2014:
Roubo: 101
Roubo de veículos: 85
Furto: 180
Furto de Veículos: 85

 Variação (janeiro de 2014 – antes do Programa Cidade Segura – a janeiro de 2016)
Roubo: -45,5%
Roubo de veículos: -67%
Furto: -49,5%
Furto de Veículos: -64,8%

 

 

ARTICLE BOTTOM AD