São Bernardo comemora 461 anos neste dia 20 de agosto em grande estilo e com programação repleta de atividades, todas gratuitas. Além das atrações culturais, haverá a tradicional missa na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Igreja Matriz), a partir das 8h. Logo em seguida, às 10h, na Rua Marechal Deodoro, será realizado o desfile cívico-militar que reunirá alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, integrantes de programas sociais e esportivos da cidade, grupos culturais, escoteiros, agentes de Saúde, ONGs, Guardas Civis Municipais, Bombeiros e policiais civis e militares. Ao todo, 3.009 pessoas participam do evento.
Para atender aos usuários de ônibus, a Empresa de Transporte Coletivo de São Bernardo do Campo (ETC) vai operar com a mesma frota que circula aos sábados. O tráfego de veículos será parcialmente interditado nas proximidades da Marechal Deodoro nas seguintes vias: Paissandu, Silva Jardim, Tenente Sales, Municipal, Nilton Prado, Dr. Fláquer, Padre Lustosa, Rio branco e Avenida Prestes Maia. A Marechal Deodoro ficará fechada durante o desfile no trecho entre a Prestes Maia e a Rua Zelinda Zanella. Sinalização com placas e agentes de trânsito vão orientar os motoristas.
Desfile – O tema deste ano é “São Bernardo eu gosto de viver aqui”. Cada instituição/escola trabalhará com um aspecto específico da cidade em que cada pessoa justifica a razão de gostar de viver no Município. Tais aspectos estarão escritos nas faixas de abertura de cada grupo e também constituirão a temática dos acessórios e vestimentas.
Nos festejos também estão previstas ações no Parque Estoril (Rua Portugal, 1.100, Riacho Grande), onde acontece, às 9h, o lançamento dos programas Junte Óleo e Jogo Ambiental, da Secretaria de Gestão Ambiental. O Junte Óleo é uma parceria com o Instituto Triângulo e que prevê a instalação de pontos de coletas de óleo domiciliar em diversos locais da cidade, como no Paço Municipal, subprefeituras, Emebs e UBSs. No Jogo Ambiental, o participante se informa sobre as características ambientais da cidade na medida em que avança na brincadeira. O tabuleiro, montado no chão, tem o formato de mapa da cidade.
Ainda no Parque Estoril, a partir das 15h, o público poderá conferir a peça infantil “Sherazade conta Aladin”, encenada por jovens do projeto Contando História, da Fundação Criança. A peça relata a história de um menino pobre que encontra uma lâmpada com poderes mágicos.
Já o Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena (Avenida Caminho do Mar, 2.980, Rudge Ramos) será palco, a partir das 16h, da apresentação da Big Band Baeta Neves a Matriz dos Metais, formada por ex-integrantes da Banda Mirim do Baeta Neves. O show, gratuito, será em homenagem ao maestro Irineu Negris, idealizador e fundador desse projeto nos anos 1960. Muitos desses alunos, hoje músicos renomados, se apresentam juntos pela primeira vez desde os anos 1980.