São Bernardo comemora 461 anos neste dia 20 de agosto em grande estilo e com programação repleta de atividades, todas gratuitas. Além das atrações culturais, haverá a tradicional missa na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Igreja Matriz), a partir das 8h. Logo em seguida, às 10h, na Rua Marechal Deodoro, será realizado o desfile cívico-militar que reunirá alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, integrantes de programas sociais e esportivos da cidade, grupos culturais, escoteiros, agentes de Saúde, ONGs, Guardas Civis Municipais, Bombeiros e policiais civis e militares. Ao todo, 3.009 pessoas participam do evento.
Para atender aos usuários de ônibus, a Empresa de Transporte Coletivo de São Bernardo do Campo (ETC) vai operar com a mesma frota que circula aos sábados. O tráfego de veículos será parcialmente interditado nas proximidades da Marechal Deodoro nas seguintes vias: Paissandu, Silva Jardim, Tenente Sales, Municipal, Nilton Prado, Dr. Fláquer, Padre Lustosa, Rio branco e Avenida Prestes Maia. A Marechal Deodoro ficará fechada durante o desfile no trecho entre a Prestes Maia e a Rua Zelinda Zanella. Sinalização com placas e agentes de trânsito vão orientar os motoristas.
Desfile – O tema deste ano é “São Bernardo eu gosto de viver aqui”. Cada instituição/escola trabalhará com um aspecto específico da cidade em que cada pessoa justifica a razão de gostar de viver no Município. Tais aspectos estarão escritos nas faixas de abertura de cada grupo e também constituirão a temática dos acessórios e vestimentas.
Nos festejos também estão previstas ações no Parque Estoril (Rua Portugal, 1.100, Riacho Grande), onde acontece, às 9h, o lançamento dos programas Junte Óleo e Jogo Ambiental, da Secretaria de Gestão Ambiental. O Junte Óleo é uma parceria com o Instituto Triângulo e que prevê a instalação de pontos de coletas de óleo domiciliar em diversos locais da cidade, como no Paço Municipal, subprefeituras, Emebs e UBSs. No Jogo Ambiental, o participante se informa sobre as características ambientais da cidade na medida em que avança na brincadeira. O tabuleiro, montado no chão, tem o formato de mapa da cidade.
Ainda no Parque Estoril, a partir das 15h, o público poderá conferir a peça infantil “Sherazade conta Aladin”, encenada por jovens do projeto Contando História, da Fundação Criança. A peça relata a história de um menino pobre que encontra uma lâmpada com poderes mágicos.
Já o Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena (Avenida Caminho do Mar, 2.980, Rudge Ramos) será palco, a partir das 16h, da apresentação da Big Band Baeta Neves a Matriz dos Metais, formada por ex-integrantes da Banda Mirim do Baeta Neves. O show, gratuito, será em homenagem ao maestro Irineu Negris, idealizador e fundador desse projeto nos anos 1960. Muitos desses alunos, hoje músicos renomados, se apresentam juntos pela primeira vez desde os anos 1980.
São Bernardo comemora 461 anos com programação repleta de atividades
ARTICLE TOP AD
ARTICLE BOTTOM AD