Santo André recebe novos veículos para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social

Automóveis deverão melhorar a estrutura disponibilizada pelo CREAS e serão utilizados para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco

 O Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Santo André (CREAS) foi equipado na manhã desta terça-feira (5) com três veículos 0Km, modelo Space Fox, com 1.6 cilindradas. Os automóveis irão melhorar o atendimento às famílias e serão utilizados em visitas sociais, condução de crianças e adolescentes ao seu município de origem ou à sua família, atendimento em situação de rua, apoio às ações do Programa Andrezinho Cidadão, entre outras. Até a entrega, o CREAS utilizava os mesmos automóveis da frota da Secretaria de Inclusão, sem especificação para esse tipo de prestação de serviço. Durante a atividade também foi realizada a entrega de uma Van adquirida por meio de repasse do Governo Federal pelo Programa Bolsa Família.

O programa Andrezinho Cidadão é dirigido a crianças e adolescentes que estão em situação de rua no município. As abordagens sociais são realizadas por equipe de educadores nas vias públicas e outros locais com incidência de situação de risco, trabalho infantil e vida na rua. As crianças e adolescentes abordadas passam a participar de atividades socioeducativas, suas famílias referenciadas e acompanhadas pelo CREAS e, quando é identificado que elas não pertencem ao município, é realizada a condução ao município de origem. Todas estas situações são notificadas por meio do Conselho Tutelar.

“A nossa Secretaria de Inclusão e Assistência Social tem um papel estratégico na cidade, que é justamente de atender aqueles que mais precisam. Um dos grandes ganhos desde o início desta Administração foi equipar mais adequadamente a nossa estrutura a fim de proporcionar um melhor atendimento. Estes veículos devem potencializar e dar mais agilidade nesse sentido”, destacou o prefeito de Santo André, Carlos Grana, durante o ato que ocorreu no Paço Municipal e integrou a programação dos festejos pelos 463 anos de Santo André a serem completados nesta sexta-feira (8).

Os três veículos deverão atender aproximadamente 250 crianças e adolescentes que estão em situação de exploração e abuso sexual ou que circulam pela cidade em atividades de mendicância ou trabalho infantil. Os carros foram entregues à Prefeitura no mês passado, pela Volkswagen do Brasil, como acordo junto ao Ministério Público do Trabalho, em uma ação judicial trabalhista. Já a Van, entregue ao Programa Bolsa Família do município, foi adquirida por meio de repasse de recursos do Governo Federal e deverá atender de forma direta ou indireta cerca de 20 mil famílias que estão cadastradas no programa social.

“Estes veículos proporcionarão acompanhamento mais próximo e sistemático do trabalho de reforço de vínculos familiares e o enfrentamento à violação de direitos das crianças e adolescentes. Além disso, possibilitará maior conforto à equipe, além de melhor atendimento para a população”, destacou a secretária de Inclusão e Assistência Social, Fátima Grana.
Santo André 463 anos – Outros avanços registrados no âmbito da proteção dos direitos da criança e do adolescente foram a instalação, em 2014, da nova sede do CREAS e a ampliação de mais uma equipe de atendimento. Desde 2013, os três Conselhos Tutelares da cidade receberam novas sedes e, no ano passado, cada um foi equipado com um veículo 0 km, além de computadores novos, multifuncionais, geladeiras e bebedouros. Outro benefício foi a instituição, através de Lei, de direitos trabalhistas aos Conselheiros Tutelares. A Van entregue hoje veio complementar a aquisição de cinco novos veículos marca Gol, entregues em 2015, para a execução do Programa Bolsa Família no município.

O CREAS está instalado na Rua Carijós, nº 306, na Vila Alzira. Já o cadastro do Programa Bolsa Família está disponível na Rua Xavier de Toledo, nº 350, região central da cidade.