Santo André recebe 50 vagas para o programa Time do Emprego

*Da redação

No competitivo mercado de trabalho, aperfeiçoar a qualificação profissional é uma alternativa capaz de elevar as chances na busca de um novo emprego. Para colaborar com este cenário, o CPETR (Centro Público de Emprego Trabalho e Renda) de Santo André começou nesta semana a receber inscrições para o programa Time do Emprego, do Governo de São Paulo. Os interessados têm até o dia 7 de março para realizar o cadastro. Ao todo, serão duas turmas, com 25 alunos cada, uma às terças-feiras, das 14h às 17h – o primeiro encontro será no dia 11 de março –, e outra às quintas-feiras, das 8h às 11h, com início no dia 13 do próximo mês.

Em Santo André, o programa é organizado pela coordenadora do Centro Público, Valquíria Lavecchia, e pela facilitadora do Time do Emprego, Maria de Lourdes Lopes. Ambas foram qualificadas pelo governo estadual recebendo certificado e a autorização de gerir o projeto. “No último ano, tivemos quatro turmas, sendo 85 pessoas, ao todo. Deste número, foram recolocados 71% no mercado de trabalho. O Time é aplicado em 255 cidades no Estado e Santo André passou de 55ª cidade, no ano de 2012, para 26ª, em 2013, no total de participantes”, explica Maria de Lourdes.

PROGRAMA – O Time do Emprego é um programa estadual com o objetivo de orientar e preparar o trabalhador na busca de uma colocação compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. A proposta envolve doze encontros semanais de 3h cada um, com grupos de 20 a 25 trabalhadores desempregados e jovens que buscam o primeiro emprego, com idade maior ou igual a 16 anos. Os grupos são denominados “times”, porque todos se ajudam na busca pelo trabalho a partir da troca de experiências e auxílio mútuo.

O conteúdo do programa abrange dez temas: Orientações gerais sobre o Time do Emprego, Quem sou eu, minhas habilidades e competências, Desenvolvimento do currículo, Formulários de solicitação de emprego e entrevista, Técnicas da procura de emprego, Este emprego é pra mim, Mantendo-me saudável, Testes aplicados pelos empregadores, Planejamento financeiro e Trabalho por conta própria.

Cabe ao Estado o fornecimento de todo o material didático, de escritório e audiovisual, bem como a qualificação (curso, hospedagem e refeição) e atualização das facilitadoras (encontro anual com hospedagem e refeição). A Prefeitura oferece sala própria com acessibilidade para os encontros e equipamentos necessários para a realização das aulas.

SERVIÇO

Inscrições: Unidades do CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) de Santo André

Avenida Artur de Queirós, 720 – Bairro Casa Branca; ou Rua Sigma, 300 – Vila Mazzei.

Informações: (11) 4979-3624