Santo André entrega primeira etapa de revitalização da Oliveira Lima

Diversas intervenções estruturais foram implementadas, além da revitalização do chafariz e instalação de lombofaixas para garantir segurança dos pedestres

Santo André, 23 de agosto de 2013 – Nesta sexta-feira (23), a Prefeitura de Santo André entregou à população e aos comerciantes da Oliveira Lima a conclusão da primeira etapa da revitalização da tradicional rua de comércio da cidade. Diversas intervenções contemplaram melhorias na cobertura do calçadão, limpeza, pintura, a reinauguração do chafariz com nova iluminação e fechamento com vidro, bem como a instalação das primeiras lombofaixas nas ruas adjacentes, trazendo mais segurança aos pedestres que circulam pela região. Foram investidos aproximadamente R$ 900 mil nesta primeira fase de intervenções. 

Na ocasião, o prefeito Carlos Grana e o secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, percorreram a Oliveira Lima e vistoriaram todas as intervenções realizadas e que também contemplaram a recuperação da estrutura metálica da cobertura, aplicação e tratamento contra corrosão, lavagem, limpeza de todo o sistema de calhas e recuperação da iluminação do trecho do calçadão. Atendendo ainda solicitação dos comerciantes da Rua Eliza Fláquer, foi realizada poda de árvores, instalação de iluminação de piso e instalação de novo mobiliário, com substituição de bancos.

“Concluímos em sete meses as propostas da primeira fase das intervenções, boa parte do novo mobiliário foi construído com mão de obra própria e custo zero, feito com árvores recicladas integralmente, retiradas em podas emergenciais, ou seja, fizemos mais, com menos. Andamos por todo esse espaço e só ouvimos elogio por esta iniciativa”, pontuou o prefeito.

Paulinho Serra frisou que o projeto de revitalização da Oliveira Lima, feito em parceria com os comerciantes, terá ainda outras duas fases, tratando a mobilidade urbana como meta. “Tudo foi feito em parceria com os comerciantes da região. Eles são corresponsáveis na manutenção do mobiliário, temos um compromisso firmado com a valorização deste importante eixo comercial da cidade”, garantiu. 

LOMBOFAIXAS – As duas primeiras lombofaixas – faixas de pedestres elevadas em relação à pista – já foram feitas no Centro da cidade. Instaladas na Rua Campos Sales (no cruzamento com a Rua Coronel Oliveira Lima) e Rua Eliza Fláquer com a Rua Álvares de Azevedo, elas têm o objetivo de trazer mais segurança ao pedestre e acessibilidade àqueles com mobilidade reduzida que circulam pela região do calçadão, além de diminuir a velocidade dos veículos em locais de grande circulação de pessoas. Até o meio do próximo ano, a Administração municipal instalará mais 15 lombofaixas em toda a cidade.