Salvador Arena recebe no domingo atrações do Circuito Sesc

ARTICLE TOP AD

São Bernardo do Campo recebe neste domingo (4), a edição 2014 do Circuito Sesc de Artes. O tema deste ano, Conectando Lugares, Circulando Ideias, levará para 102 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, até o dia 11 de maio, programação gratuita reunindo espetáculos e intervenções artísticas. Voltada para todas as idades, as apresentações, distribuídas em 12 roteiros diferentes, ocorrerão em espaços públicos das cidades, numa parceria entre Sesc, prefeituras e sindicatos do comércio locais.

Ao todo, 18 unidades do Sesc estão sendo mobilizadas para realizar programação itinerante que possibilitará ao público acesso a 591 apresentações, de 66 trabalhos de 370

artistas brasileiros e estrangeiros, nas áreas de música, teatro, artes visuais, circo, dança, literatura, artemídia, artes visuais e cinema. No total serão 510 horas de programação. As atividades estão sendo desenvolvidas desde o dia 25. 

Nesta edição, a ação do projeto, que tem o intuito de enfatizar o encontro e a troca simbólica entre as pessoas, se intensificou por meio da plataforma online. Além das programações que acontecerão às sextas, sábados e domingos, o Circuito Sesc de Artes também acontecerá na plataforma online com conteúdos exclusivos publicados diariamente no site da instituição, que possibilitarão que o público interaja com fotos e comentários. 

Conceito – A proposta do Circuito Sesc de Artes é intervir positivamente no cotidiano de cidades do interior e democratizar o acesso à cultura por meio de trabalhos de qualidade em diversos segmentos artísticos. A programação ocorre, prioritariamente, em municípios onde o Sesc não está instalado com suas unidades operacionais, ocupando ruas e praças, fato que reforça a ideia do espaço público ser local de convivência e de encontro. 

A programação de São Bernardo está no Roteiro 9, formado pelas regiões de São Carlos (cidades de Casa Branca, Mococa e São João da Boa Vista) e Santo André (Poá e Suzano). 

Serviço – Circuito Sesc de Artes, Parque Salvador Arena, 2.980, Rudge Ramos, das 16h às 21h. 

Cinema

Cine Olho

Intervenção cinematográfica que remete às primeiras exibições do cinema mudo a partir de

trechos de filmes realizados entre 1896 e 1930. A instalação traz três caixas com pequeno

furo por onde o público pode observar cenas inusitadas deste cinema de atrações como: os

primeiros beijos; os primeiros monstros e os primeiros efeitos especiais.

Intervenção Musical

Os Menestréis Sem Rima 

Luís Aranha e Luciana Sonck (SP)

A intervenção apresenta dois cantores que viajam pelo mundo à procura da canção perfeita,

apresentando músicas para tudo e qualquer coisa: cadeiras, mesas, quadros e pessoas.

Porém, existe um problema que os impossibilita de alcançar o objetivo: jamais conseguem encontrar a rima final para suas músicas e, por isso, são conhecidos como os Menestréis Sem Rima. Para conseguir reverter essa situação e encontrar a construção da rima final, os personagens estimulam a imaginação do público, em um exercício de criação coletiva. Criação e concepção: Luís Aranha e Luciana Sonck. Duração: 45 minutos.

Circo

No Pocket

Coletivo Nopok (RJ)

Com uso de música ao vivo e dança para a criação de cenas cômicas, o fio condutor do

espetáculo é a relação direta dos artistas com o público, o que exige que os artistas estejam sempre muito atentos para a construção de cada apresentação, que é única e remete aos tempos mais antigos, quando as pessoas se reuniam nas praças para assistir aos espetáculos de rua com seus números clássicos. Concepção: Coletivo Nopok. Direção: Sergio Machado, Daniel Poittevin e Fernando Nicolini. Duração: 60 minutos.

Teatro

Corsários Inversos – Uma Incrível Aventura Pirata

Cia. Mosaico Cultural (RS)

O espetáculo apresenta três poetas-piratas e suas épicas histórias em busca do mais valioso

tesouro: os segredos escondidos atrás das palavras. Eles não navegam nos mares, mas nas almas. Saqueiam sentimentos em busca da sensibilidade. O objetivo é revelar o cotidiano que passa despercebido à maioria dos olhares. Para tanto, vale tudo: poesia, música, teatro de bonecos e contação de histórias. Direção geral: Liane Venturella. Direção de atores: Larissa Sanguiné. Duração: 50 minutos.

MÚSICA

BNegão & Seletores de Frequência (RJ)

Premiados com o melhor disco no VMB MTV de 2012, com Sintoniza Lá, BNegão & Seletores

de Frequência apresentam as músicas deste álbum que segue o conceito da música negra

universal, defendido há anos pelo grupo, que junta ritmos jamaicanos, africanos e brasileiros,

fundidos ao rap, ao funk dos anos 70 e ao hardcore. A maioria das músicas foi composta e arranjada em parceria com os integrantes da banda, o que garantiu unidade ao trabalho. Entre as canções do show e do álbum estão Alteração, O Mundo, Na Tranquila e a faixa-título Sintoniza Lá. BNegão (vocal), Fábio Kalunga (baixo), Fabiano Moreno (guitarra), Riva (bateria), Pedro Selector (trompete), Marco Serragrande (trombone), Paulão (vocal), Sandro Lustosa (percussão). Duração: 70 minutos.

ARTICLE BOTTOM AD