Quem procura adquirir um automóvel para uso pessoal ou para revenda pode encontrar excelentes oportunidades de negócios em leilões promovidos pela Receita Federal, Detran, seguradoras ou mesmo em uma empresa especializada nesse ramo de negócio como esta.
Os preços mais acessíveis, bem abaixo da tabela do mercado, costumam atrair investidores e potenciais compradores. No entanto, existem alguns fatores que devem ser cuidadosamente avaliados antes de arrematar um lote ou item de leilão. Entenda.
Por que um automóvel vai a leilão?
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não são só sucatas ou velharias que compõem os lotes dos leilões. Além dos exemplares que sofreram algum tipo de sinistro como batidas, perda total, roubo ou furto, também são leiloados veículos que foram apreendidos por dívidas de IPVA, multas, documentação irregular ou mesmo por causa da inadimplência com a instituição que o financiou. Nesses casos, os veículos podem ser relativamente novos e apresentar plenas condições de funcionamento.
Considerações antes da compra
Quem pretende adquirir um carro de leilão deve avaliar alguns fatores e requisitos básicos antes de arrematar uma oferta.
– Apesar de os Detrans terem autorização para leiloar carros que podem voltar a circular, nem todos os Estados aderiram à prática. Consulte o Departamento de Trânsito de sua região antes de planejar a finalidade da compra.
– Acompanhe alguns leilões (presenciais ou online) antes de efetivamente participar do primeiro. Converse com compradores mais experientes e informe-se sobre os procedimentos.
– Se for possível verificar a placa do carro junto ao Detran antes do leilão, é recomendado investigar se há alguma pendência.
– Tenha um bom conhecimento de mecânica, elétrica e funilaria, assim como dos preços praticados nesse mercado. Às vezes, o valor dos reparos necessários podem não compensar o baixo custo de aquisição do veículo.
– Não se esqueça de considerar os gastos para retirar o automóvel do pátio, assim como todos os encargos envolvidos em sua documentação.
– Tenha paciência para analisar lances atrativos. Não se esqueça de considerar todos os gastos extras.
– É quase impossível financiar os lances nos leilões. Prepare-se para pagamentos à vista.
– Se o carro leiloado é uma antiguidade (placa preta), não se esqueça de verificar se houve alguma modificação no modelo depois de seu emplacamento. Caso contrário, o carro perde seu certificado de originalidade e autenticidade.