Saiba quais alimentos não devem ser guardados na geladeira

A geladeira é um eletrodoméstico que não pode faltar em uma residência. Muitos alimentos precisam ser mantidos em temperaturas mais baixas que a do ambiente, para que conservem por mais tempo, e devem ser guardados em um aparelhocom bom funcionamento e armazenados de maneira adequada.

Entretanto, nem todos os alimentos permanecem bem conservados quando armazenados na geladeira, podendo até mesmo estragar mais rápido ou perder sua qualidade. Por isso, separamos uma lista com os itens que devem ser guardados fora do aparelho e a maneira certa de armazenamento:

Batata

O certo é guardar as batatas (não importa qual tipo) em um local mais escuro, como dentro de um saco de papel, para que ela se mantenha em um ambiente fresco e seco. Quando guardada na geladeira, a temperatura baixa faz com que o amido se transforme em açúcar, fazendo que a batata se torne dura e com um sabor adocicada.

Cebola

As cebolas devem ser mantidas em local fresco e seco; a umidade da geladeira pode fazer que elas amoleçam e, quando ficam lá por mais tempo, mofem.

Alho

Além de desenvolver mofo, o alho guardado na geladeira adquire uma consistência borrachuda, o que pode fazer também com que ele perca seu sabor característico.

Manjericão

Na geladeira, a erva irá murchar mais rápido e poderá absorver os cheiros de outros alimentos ali presentes, perdendo seu aroma e sabor característicos. A melhor forma de armazená-lo é em um copo com água ou no congelador (após ter sido fervido), caso ele vá ser usado a longo prazo.

Azeite

Se for guardado na geladeira, o azeite pode acabar condensando e ficar duro (assim como pode acontecer com a manteiga).

Abacate

O abacate só deve ser guardado na geladeira quando estiver maduro. Antes disso, ele deve ser mantido em um local seco e, de preferência, mais escuro, para que alcance a maturação sem estragar ou perder a qualidade.

Tomate

A geladeira altera a textura e sabor do tomate, além de impedir que ele amadureça adequadamente.

Café

O pó de café também perde o seu sabor original quando refrigerado, além de absorver os cheiros dos outros alimentos ao redor. Por isso, o ideal é conservá-lo em local arejado e escuro.

Mel

A baixa temperatura pode cristalizar o mel. Para evitar a presença de formigas sem precisar refrigerá-lo, basta mantê-lo fechado em um recipiente hermético.

Pão

Se for ser guardado por muito tempo, o pão deve estar devidamente embrulhado (o mais à vácuo possível) e mantido no congelador. Armazenado de maneira inadequada, ele ficará seco rapidamente no ambiente refrigerado.