S.Bernardo recolhe 22 toneladas de materiais recicláveis

16

Movimento Limpa Brasil foi realizado pela primeira vez na cidade e serviu para conscientizar população
O movimento Limpa Brasil Let´s do it!, realizado no domingo (06/05), em São Bernardo, recolheu 22 toneladas de material reciclado em apenas seis horas. Cerca de 1,8 mil moradores participaram da ação que teve o apoio da Prefeitura. O objetivo era incentivar a entrega pela população do lixo reciclável em um dos 21 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) – entre os 205 existentes no município – e nos quatro Ecopontos de construção civil da cidade. Essa é a primeira vez que o movimento acontece na cidade.

A abertura do Limpa Brasil foi realizada no Ecoponto instalado no Bairro dos Casa e teve a participação de cerca de 100 funcionários do Banco do Brasil, instituição apoiadora do evento. De lá, os participantes se dividiram em três grupos e percorreram algumas ruas do bairro, orientando a população sobre a importância de reciclar e recolhendo lixo descartado irregularmente. Para ajudar a mobilizar a população a participar da ação, a Prefeitura de São Bernardo disponibilizou cerca de mil agentes comunitários de saúde, que atuaram ao longo da semana em suas comunidades informando sobre o Limpa Brasil.
 
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Sebastião Ney Vaz Júnior, a ação foi importante para enfatizar a importância da reciclagem do lixo para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida no município. “Hoje, das 700 toneladas de lixo produzidas diariamente na cidade, reciclamos menos de 1%. Nosso objetivo é que, em quatro ou cinco anos, isso seja ampliado para 10%”, afirmou.

O dia de mobilização foi encerrado no Parque Chácara Silvestre, onde os visitantes puderam acompanhar a declamação de poesias e shows com violeiros. A apresentação faz parte do programa Culturas Populares Tradicionais na Chácara, realizado pela Secretaria de Cultura. 


Movimento –
O Let´s do It! é um movimento internacional que nasceu na Estônia e já foi realizado em outros 20 países. No Brasil, a iniciativa foi trazida pela empresa de comunicação Atitude Brasil em parceria com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).