magens do Centro de Operações Integradas (COI) são determinantes para colaborar com a queda dos índices criminais na cidade
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou um novo balanço das ocorrências registradas em Santo André, que mostra nova redução em vários índices criminais em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
O número de roubos de veículos caiu 45,16%, de 217 para 119. Os dados de roubos em geral também apresentam trajetória de declínio, passando de 558 para 463, uma queda de 17,03%. As ocorrências de furtos em geral caíram 15,09%, passando de 530 para 450 registros de boletins de ocorrência.
A queda nos índices criminais em Santo André é resultado de diversas ações voltadas para aumentar a segurança da população. No último domingo a Prefeitura entregou a nova sede da 1ª Companhia do 41º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), localizada na rua Curupaiti, no bairro Paraíso. As intervenções contaram com investimento de R$ 589 mil e vão atender moradores dos bairros Casa Branca, Vila Alice, Vila Bastos, Vila Valparaíso, Vila Floresta, Vila Scarpelli, Jardim Bela Vista e Jardim Ocara.
Outra medida importante no combate ao crime na cidade é o Centro de Operações Integradas (COI). O COI interliga imagens de mais de 300 câmeras em um único espaço, permitindo que a cidade realize monitoramento constante de ruas e avenidas. Em breve Santo André será a cidade mais monitorada do país com a instalação de mais de 3 mil novas câmeras monitorando ruas, avenidas e equipamentos públicos da Prefeitura.
A redução observada em vários índices também é resultado de um conjunto de ações tomadas pelas forças de segurança do município, que criaram o Comitê Integrado de Segurança (CIS), além da adesão do município ao programa Detecta, que sincronizou diversas câmeras de monitoramento para identificar, por meio da leitura da placa, veículos que estão com queixa de roubo.
A articulação das forças policiais é fundamental para a concretização de diversas operações policiais, como a Sono Tranquilo, a Integrada Municipal e a Ponto Seguro. A Guarda Civil Municipal participa ativamente de todas estas operações, incluindo as organizadas pela Polícia Militar, como a Força Total, Integrada Metropolitana e Paz Pública.