Rhaio X do Profissional de RH do ABC

ARTICLE TOP AD

1- O que é um Coaching Holístico?

Fernanda- Denominamos o noso Coaching como Holístico, pois enxergamos o indivíduo como um todo com suas particularidades. Ou seja, trabalhamos as questões profissionais, relacionamentos, família, lazer , entre outros, de modo a equilibrar os quarto planos do indivíduo: físico, mental, emocional e espiritual.

Para isso, usamos metodologia transdisciplinar, ou seja uma abordagem cientifica que visa a unidade do conhecimento, sem separatividade, buscando o entendimento da realidade entre, além e através das disciplinas.

2 – Como a Arte pode ajudar neste processo?

Fernanda – A arte enquanto linguagem, restabelece o equilíbrio entre os ser e o vir a ser, entre criado e criador, entre visível e invisível, é a ponte que o artista faz para encontrar-se na sua relação com o cosmo, deixando-a porém a disposição daqueles que, com necessidades idênticas, dela quiserem se servir. Traduzindo, quando manifesto minha arte capturo minhas imagens interiores, mostra minha essência a tona, trabalha meu autoconhecimento, desperta meu inconsciente e abre o canal intuitivo.

Fazemos uso da Arte como ferramenta de percepção e autoconhecimento. Por exemplo estou fazendo um diagnostico na empresa e percebo que o problema esta no campo das relações. Posso aplicar em um treinamento uma atividade artística onde as pessoas fazem pinturas individuais e em um momento da dinâmica um interfere na pintura do outro. O Mind Set é o mesmo, ou seja no lúdico vai aparecer exatamente o que já diagnosticamos antes, a diferença é que com esta atividade artística você gera a autopercepção, e como mágica mesmo, você passa a ver coisas que antes nao via.

2- Como isso surgiu na sua vida?

Fernanda – Uso muito a arte como canal para a intuicao. Sou artista plastica e pinto desde meus 9 anos. Quando estava na faculdade, estudava Adm. de Empresas e fazia o curso de Artes Plasticas simultaneamente. Isso era no mínimo curioso, pois era comum frequenter as aulas de arte carregando livros de economia e vice-versa. O fato é que isso trazia para mim um equilíbrio necessário para que eu trabalhasse intuição e razão ao meu favor.

2 – O que e a Triax?

Fernanda –  A Tríax vem da Tríade corpo, mente e identidade. Entendemos que a identidade abrange o emocional e espiritual. A nossa metodologia é que os seres são integrais e, portanto, é preciso atenção nos 4 planos. E isso gera a inversão do paradigma das empresas que hoje é TER (lucros, resultados) e para isso é necessário o FAZER(estratégias, ações) para SER(conceituada no mercado) para o novo paradigma de SER(identidade, filosofia) e então FAZER(o que devo fazer como empresa que seja congruente com meu ser) e por consequência TER(resultados e lucros passam a ser consequência).

3- E esse processo intuitivo? Da resultado?

Fernanda : Muitos confundem intuição com esoterismo ou até mesmo com aquele desejo que está no inconsciente. A intuição é um campo bem mais profundo e está extremamente conectada com a fé pela vida. Esse termo advém do latim “intueri”, que significa ver de dentro, contemplar o interior. A intuição ao contrário do instinto, vem de um senso de abundância, de uma sensaçÃo de que para todo problema existe uma solução e no acreditar que é possível. Por isso é quase impossível falar em intuição sem mencionar a criatividade.

Abrir o canal intuitivo dá ótimos resultados por que o professional passa a confiar mais em suas capacidades interiores.

4- E vocês usam apenas a Arte para este desenvolvimento?

Fernanda – Não, a arte é um dos 4 pilares da transdisciplinaridade, que envolve também a filosofia, ciências e sabedorias milenares. Por exemplo, outro dia um coachee meu estava com problemas com sua gestora e ele, assim como eu tem uma bebê, (meu Segundo filho tem menos de 2 anos). Fiz um comentário com ele antes de iniciar a sessão de como os bebês nos ensinam diariamente e ele concordou. No meio da sessão ele descrevia uma situação de conflito e eu perguntei o que os nenês faziam quando seguravam uma mamadeira e queriam brincar. Ele logo descreveu sobre o desapego e com isso ele imediatamente entendeu que ele estava apegado demais as ideias dele. Usei com ele uma sabedoria milenar que é a lei do vácuo, para quem não sabe é um ensinamento milenar que nos mostra que devemos nos livrar do que não queremos mais para criar espaço para o que almejamos, ou seja o desapego. Inclui-se neste processo o perdão . Com esse coachee ,a partir do momento que ele se desapegou de suas opiniões e verdades ele se abriu ao novo, passou a ouvir e entender outros pontos de vista e com isso ele ampliou as possibilidades e gerou consensos com mais facilidade.

5- Para o autoconhecimento vocês usam mais ferramentas?

Fernanda – Muitas, uma delas é o  DISC que é um inventário comportamental onde a pessoa entende suas preferências comportamentais e seu modus operante. Com a ferramenta DISC é possível gerar autoconhecimento e autopercepção, assim como montar times de alta performance através da complementariedade e potencializar talentos colocando a pessoa certa no lugar certo.

ARTICLE BOTTOM AD