Região do ABC tem defasagem de 28% nas doações de sangue durante período de férias

ARTICLE TOP AD

Em janeiro, a demanda de transfusões cresce devido ao aumento do número de acidentes nas rodovias

Com a chegada de 2015 e o período de férias, a defasagem nas doações de sangue tende a aumentar. Até o dia 13 de janeiro, os postos de coleta registraram 1,8 mil doadores, quando o ideal seria já ter atingido a margem de 2,5 mil, o que equivale a uma defasagem de 28% nas doações.

O gerente médico da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) do ABC, Toebaldo de Carvalho, ressalta a importância da doação de sangue para manter os estoques. “É natural que durante as férias, no mês de janeiro, as pessoas descansem e viagem, mas é importante que a população se conscientize da importância de doar sangue neste período em que os estoques diminuem e demanda aumenta em razão do número de acidentes.”

O material coletado nas doações é fracionado em hemácias (que podem ser armazenadas por 35 dias), plaquetas (muito requisitadas por pacientes com câncer, que podem ser conservadas por apenas cinco dias) e plasma, que pode ficar armazenado por até um ano.

 

Requisitos para doação

* Portar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira profissional ou carteira de habilitação);

* Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60;

* Pesar acima de 50 Kg;

* Estar em boas condições de saúde;

* Não ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuário de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro e vários parceiros sexuais ou ser parceiro sexual de portadores de aids ou hepatite).

*Obs: O doador menor de 18 anos, acompanhado pelo responsável legal, deve levar cópia do documento de identidade de ambos e preencher autorização no momento da doação; se desacompanhado, levar cópias dos documentos de identidade e o documento de autorização para doação com firma reconhecida em cartório.

ARTICLE BOTTOM AD