Recupere a dentição na terceira idade com a segurança da prótese Overdenture

O acompanhamento odontológico, somado aos cuidados adequados com a higiene bucal, como escovar os dentes após cada refeição e passar fio dental, são fatores determinantes para que seja possível chegar à terceira idade com a saúde bucal em dia.

Mesmo assim, os problemas com a dentição ainda são mais comuns nesse período da vida, como as cáries, as doenças na raiz do dente e a retração da gengiva, que pode expor a parte dos dentes que não estão protegidas pelo esmalte, tornando essa região mais sensível à ação das bactérias, comprometendo a estrutura dos dentes.

Outros fatores também podem comprometer a saúde bucal na terceira idade, como diabetes e problemas cardiovasculares – doenças que também são mais comuns em idosos, por isso é importante que o dentista esteja ciente do estado de saúde de seu paciente para que possa realizar os tratamentos adequados.

Estes são apenas alguns dos motivos que levam à perda da dentição com o tempo, tornando comum para pessoas na terceira idade o uso de dentaduras, por exemplo. Esse tipo de prótese recupera parte das funções dos dentes, como a mastigação e a dicção, sendo também uma alternativa para melhorar a estética facial após a perda dos dentes.

Mesmo sendo prática, a dentadura precisa de cuidados especiais para que não acarrete problemas de saúde, como o desenvolvimento de gengivites devido à sua má higienização. É essencial seguir as indicações e prescrições do dentista para utilizar qualquer tipo de prótese.

Um dos principais desafios para quem usa dentadura é aprender a lidar com a mobilidade da peça. É comum que a dentadura se movimente um pouco durante a alimentação ou durante uma conversa e, para algumas pessoas, esse incômodo pode não ser solucionado facilmente.

Uma opção para essas pessoas é a utilização de uma prótese total removível ou, prótese Overdenture, que é fixada em pinos de titânio previamente implantados na base óssea da boca, garantindo uma alta fixação sem que o paciente perca a liberdade de poder remover a peça, sempre que houver necessidade, para realizar a higienização adequada.

Para a instalação desse tipo de prótese é necessário a implantação de dois a seis pinos de titânio e a prótese será colocada sobre eles quando os locais em que os pinos foram implantados já estiverem cicatrizados.

Em pouco tempo, todas as funções dos dentes são otimizadas, e o paciente se sente mais seguro para voltar a mastigar alimentos mais sólidos sem medo de que aconteça um acidente devido à algum deslize, como é o caso das dentaduras comuns. Alimentos que são mastigados adequadamente evitam também problemas estomacais, como uma gastrite decorrente do processo digestivo de alimentos que foram ingeridos em pedaços muito grandes.

A recuperação da autoestima com a prótese Overdenture também é garantida. O paciente volta a sorrir, conversar e a conviver socialmente sem o receio de que um acidente com sua prótese possa fazê-lo passar por algum constrangimento. Esse modelo de prótese estará sempre bem encaixado e só é removido com um procedimento específico, ensinado pelo próprio dentista aos usuários.